Olá a todos!
O site awebic compartilhou recentemente uma página mencionando a história de um dos grandes heróis da 2º Guerra Mundial, o Sir Nicholas Winton. Aparentemente trata-se de alguma reportagem do Globo Repórter falando dos feitos e uma entrevista com esse senhor que salvou a vida de centenas de crianças judias cujas vidas foram salvas do regime nazista durante a Segunda Guerra.
Confira a reportagem:
Pessoalmente, o que mais me chamou a atenção foi a informação de que, embora vários países ficassem sabendo da situação daquelas crianças, apenas Inglaterra e Suécia aceitaram-nas em seu território. Isso me faz lembrar de uma informação sobre o tratamento dado por várias nações (inclusive o Brasil) aos judeus vítimas do regime nazista antes da implementação da assim conhecida Solução Final - o plano de remoção dos judeus das áreas ocupadas pelo regime por meio de genocídio:¹ que a ideia original dos nazistas não era realmente matar os judeus, mas meramente retirá-los de sua nação por meio da "exportação" dos mesmos a outros territórios que, por sua vez, quase sempre rejeitaram navios carregados com imigrantes. Houve um caso, por exemplo, em que um navio com centenas de judeus, após ter sido rejeitado em vários países, incluindo eles o Brasil, veio a finalmente largar seus navegadores na Argentina. Isso não diminui o "grau de maldade" dos líderes do regime nazista, mas mostra que outros também possuem uma certa dose de culpa pelo holocausto judeu.
Que o Senhor seja com vocês,
Momergil
¹: English Wikipedia, 19/07/2014 (link)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).