Olá a todos!
É interessante que, muitas vezes, pessoas que não merecem parabenizações e 'salves' de heroísmo acabam por ganhá-lo (e.g.: os supostos heróis da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul e ditadores da região) enquanto outras, que deveriam ter ruas com os seus nomes, acabam por ser esquecidas.
Recentemente descobri por acaso um desses nomes injustiçados: Ignaz Semmelweis. Uma pesquisa na sua página na Wikipedia faz-nos perceber que, dentro da comunidade médica e do ramo da filosofia da ciência, o seu nome é bastante conhecido - inclusive teve seu rosto cunhado numa moeda promocional há pouco tempo atrás. Todavia, trata-se de um personagem que é esquecido pela população em geral, mesmo entre os com mais instrução (que muitas vezes preferem ovacionar ídolos da música¹ e memorizar suas biografias inteiras do que reconhecer aqueles que mais contribuíram para um mundo melhor).
Ainda que sua história possa ser lida na própria Wikipedia (conferi o artigo e me pareceu bastante decente), sugiro que o façam através da pergunta lançada no Quora "What are the best examples of the law of unintended consequences in action"², acessível por meio deste link, onde Arjun Subramaniam comentou sobre o episódio que deixou Semmelweis famoso. (recomendo também que leiam as outras respostas!)
Que o Senhor seja com vocês,
Momergil
¹: que algumas vezes vejo-me no direito de chamá-las de "pseudo-músicas"
²: "Quais são os melhores exemplos da lei de consequências não-intencionais em ação"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).