quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Fim de Ano 2014

Olá a todos!


Hoje termina esse ano interessantíssimo que foi 2014, especialmente para o Brasil com as eleições e a Copa do Mundo. Também foi interessante para mim por ter sido o ano em que ressuscitei esse blog bem como meus estudos de filosofia e teologia cristã, por ter adentrado um pouco mais seriamente na situação da economia e política do nosso país e por outros tantos motivos.

Finalizando o "expediente" desse ano, desejo a todos um feliz 2015 com muitas bênçãos da parte de Deus incluindo saúde, vitórias e prosperidade! 


Feliz 2015!

Momergil

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

[EN] Quais as diferenças e similaridades entre o Catolicismo Romano e o Protestantismo?


Esse pode dar o que falar!


Olá a todos!

Estando de preparação para ir curtir com a minha família a primeira parte das minhas férias de verão, deixo essa última postagem para vocês apreciarem: trata-se de uma palestra do pastor, teólogo e filósofo estadosunidense Norman L. Geisler sobre as diferenças e similaridades entre o catolicismo romano e o protestantismo, especialmente no que diz respeito a doutrinas.


(Link)

Embora a parte final acabou se desviando um pouco do foco em função das perguntas que foram feitas, a ideia da palestra era meramente de apresentar as similaridades e diferenças, não criticar uma ou outra visão em particular.

Trata-se de uma boa oportunidade para aprendizado tanto para católicos romanos quanto para protestantes - especialmente para os evangélicos que, não poucas vezes, criticam imoralmente a Igreja Católica em suas doutrinas e práticas sem nem saberem direito do que estão falando!¹


Que o Senhor seja com vocês, 

Momergil


¹ Um exemplo clássico ocorrido no Brasil foi o conhecido mais tarde por "chute na santa".

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

CPI da Petrobrás de 2014: Aparentemente fraudada pelo governo


Olá a todos! 


De acordo com uma reportagem do CongressoEmFoco, alguns dos depoimentos realizados esse ano na CPI da Petrobrás não passaram de uma grande fraude protagonizada pelo atual governo. 

Sim: mais problemas vinculados ao "orgulho nacional"

O ato inaceitável teria sido revelado por um vídeo, conseguido pela revista VEJA. Nele pessoas vinculadas à empresa e mais um desconhecido tratavam acerca das respostas previamente definidas que alguns dos indagados pelo Congresso haveriam de dar baseado nas perguntas que lhes seriam feitas e que foram previamente adquiridas pelo grupo. Em outras palavras, ao invés de responderem genuinamente com o que sabiam, os 10 envolvidos na questão provavelmente responderam respostas pré-prontas, "magicamente" concordantes, com a provável intenção de nublar ou mesmo esconder os fatos da sua apuração.


Para ler a reportagem, clique aqui.

Cá entre nós, é mais uma demonstração da pouca vergonha dessa empresa para com os seus acionistas e a sociedade brasileira como um todo.


Que o Senhor seja com vocês, 

Momergil

Diminuição do desemprego contracena com aumento de gastos de seguro-desemprego


Olá a todos! 


Recentemente a revista EXAME publicou uma reportagem interessante notando um dado curioso: muito embora a taxa de desemprego¹ no Brasil esteja bem baixa, os gastos do governo com seguro-desemprego aumentaram em várias vezes desde 2003 para cá. 

(Créditos da imagem à EXAME)

As três razões principais apontadas são:

  • Formalização de empregos, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao recurso;
  • Aumento do salário mínimo, o que naturalmente leva a maiores gastos para um mesmo número de pessoas; e
  • Rotatividade de funcionários, que se aproveitam de demissões para acessarem o dinheiro do recurso sem precisar trabalhar diretamente para ganhá-lo.

(Quanto ao último item, apontado como o fator principal, confesso que não fiquei surpreso em tratando-se de Brasil)

Para ler a reportagem completa, clique aqui.


Que o Senhor seja com vocês, 

Momergil


¹: Lembrando: a definição de "desemprego" usada pelo IBGE é diferente do sentido usado popularmente para o termo; neste segundo, a taxa estaria atualmente em torno de 20% como revela esse artigo.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Hora de comprar PETR4!


Olá a todos! 


O meu professor de investimentos em ações, Eduardo Leitão, publicou recentemente o gráfico atualizado com a análise da PETR4 para fins tanto especulativos quanto para investimento. 

A conclusão: está uma boa hora para comprar PETR4!

É claro: isso não significa que os preços vão sair subindo daqui pra frente; isso apenas significa que, dado o histórico de preços e usando as ferramentas da assim chamada Análise Gráfica, podemos dizer que PETR4 está relativamente barata em relação ao seu histórico. Ainda que não tenha conhecimento da área de análise de ações, segue o gráfico:

Referência: Link


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil

P.S.: Antes que alguém sequer pense nisso, o comentário assim não foi uma sugestão de compra tal qual eu possa ser responsabilizado caso algo "dê errado"; todos são individualmente responsáveis quanto ao que fazem com o seu dinheiro bem como quanto a em que investimentos irão aplicá-lo.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

[EN] É possível haver uma única religião verdadeira?


Olá a todos! 


Se vocês possuem alguns bons anos de vida e, especialmente, se estiverem ativos há um bom tempo no âmbito evangelístico/proselitista de alguma religião como o Cristianismo, é bem provável que já tenham ouvido expressões e perguntas como:

  • Todas as religiões são verdadeiras!
  • Você não pode dizer que só a sua religião é verdadeira!
  • Todas as religiões levam a Deus!
  • E como ficam os que nunca ouviram o Evangelho? Vão tudo pro inferno?!
  • Deus é injusto em mandar muitos para o inferno só porque não ouviram nada sobre Jesus!

E por aí vai. Tais expressões ou perguntas parecem ter se tornado mais comuns nos últimos anos com a vinda do chamado "politicamente correto" e manifestam, de alguma maneira ou de outra, o problema do assim chamado pluralismo religioso.

Mais do que meras objeções mal argumentadas, todavia, algumas dessas afirmações providenciam um bom nível de desafio para religiões "particularistas" como o Cristianismo até mesmo para os seus próprios devotos. Confesso, pessoalmente, que já tive os meus tempos de dificuldade com algumas dessas objeções mesmo nunca tendo visto nenhum desafio sério à veracidade da fé cristã e de suas afirmações particularistas em toda a minha vida.

Em face disso, compartilho o vídeo à seguir de uma palestra do filósofo e teólogo estadosunidense William Lane Craig entitulada "Is One True Religion Possible?" (É Possível Haver uma Única Religião Verdadeira?") onde ele lida muito bem com o considerável desafio do pluralismo religioso quando dirigido particularmente à fé cristã.



Que o Senhor seja com vocês, 

Momergil

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Arte: A realidade tridimensional transforada em bidimensional pela pintura

Olá a todos!


O site O Buzz publicou recentemente uma matéria muito interessante contendo várias fotos do trabalho da artista Alexa Meade. Alexa desenvolveu a interessante habilidade de pintar corpos humanos de tal forma que, quando vistos, parece que se trata de uma pintura normal em duas dimensões. A reportagem conta com várias fotos do trabalho dela, algumas destas contendo uma parte não pintada da pessoa permitindo que se veja a diferenciação:

Exemplo de obra de Alexa Meade

Para acessar a matéria do O Buzz, clique aqui.¹ Já para acessar a página oficial da artista, clique aqui.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil

¹: O próprio faz, por sua vez, referência ao blog GSEEK

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Governo vietnamita comete atrocidades contra cristãos


Obs.: Imagem meramente ilustrativa

Olá a todos! 


A seção de notícias do site Gospel+ noticiou recentemente que os próprios membros do governo da República Socialista do Vietnã, especificamente da polícia, estariam oprimindo cristãos dentro das fronteiras por questões religiosas. Dessa vez, especificamente, grupos marginais teriam depredado uma igreja à pedido de membros da polícia local - e isso não seria o único ato de perseguição realizado contra aquele grupo.

Para ver a notícia na íntegra com mais detalhes sobre o que tem sido feito, clique aqui


Que o Senhor seja com vocês e com esses cristãos vietnamitas, 

Momergil

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Reflexões sobre o futuro da economia brasileira e as possibilidades do governo Dilma


Olá a todos!


Quase desde que ressuscitei esse blog venho "pegando no pé" da política econômica do governo do PT, sobretudo nos últimos quatro ano de governo da Dilma, e não sem razão; creio que qualquer pessoa que é ao menos minimamente entendida de lições básicas de economia¹ e está por dentro de algumas das partes da "filosofia econômica" do PT e da nossa presidenta concordaria comigo neste aspecto - ainda que possa querer justificar o seu voto apontando para algum tipo de "compensação em outra área".

O fato é que, contrário ao muito do que a ex-candidata reeleita à presidência tenha tentado convencer, não apenas a economia brasileira está ruim, como também o principal fator por trás dessa situação é justamente as medidas econômicas adotadas pelo governo petista sobretudo nesses últimos quatro anos. A pergunta que nos resta fazer: e quais são as consequências?

Pagar a "conta dos outros" é normal na vida, mas isso
não torna mais aceitável pagar a conta de erros inaceitáveis!

E aqui jáz o grande problema: assim como numa empresa que, se mal administrada, trás problema para a vida daqueles que dela se beneficiam (não só clientes que desfrutam do produto como os próprios funcionários), o governo, se mal administrado, trás problema para os cidadãos correspondentes. Em outras palavras: o cidadão brasileiro é quem está para pagar a conta dos erros da administração petista - não muito diferente da conta que teve que pagar pelos erros cometidos por outras administrações passadas, como a militar.

No que diz respeito à isso, a EXAME publicou uma boa matéria comentando sobre as possíveis rotas da presidenta para tentar tirar o Brasil da sua atual situação econômica. Ao que tudo indica, o preço a ser pago pelos cidadãos é mais - sim, ainda mais! - impostos. Não que pagar altos impostos seja intrinsecamente ruim (vide Noruega e Suécia), mas num país onde estes são pouco eficientes - o "retorno sobre investimento" é relativamente baixo - ter mais impostos implica, necessariamente, em mais dinheiro desperdiçado. E é claro, não é apenas isso: é mais dinheiro que poderíamos estar gastando de acordo com os nossos desejos (investimentos, lazer) e, todavia, estaremos fazendo-o para corrigir os erros de alguém.

Para ler a reflexão da EXAME, clique aqui.

Aproveitando o post, também compartilho uma notícia do G1 quanto a um comentário de um blog do Financial Times quanto a atual meta de inflação brasileira (clique aqui).


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


¹: Onde por "lições básicas de economia" entende-se regras como "salvo exceções, nunca se gasta mais do que se ganha".

sábado, 6 de dezembro de 2014

[EN] Deus e o Monstro do Espaguete Voador


Olá a todos!


É interessante que, quando "ressuscitei" esse blog, estava pensando em compartilhar meditações pessoais e artigos voltados mais para filosofia e teologia, mas até agora o que mais se teve foi compartilhamento de notícias (sobretudo sobre política) e curiosidades afins!

Então, para mudar um pouco esse rumo recente, compartilho com vocês um "artigo" escrito pelo filósofo e teólogo estadosunidense William Lane Craig no seu site ReasonableFaith.org. Neste, Craig responde à objeção do famoso "Monstro do Espaguete Voador" bem como a crítica aos argumentos para a existência de Deus quanto a serem compatíveis com a existência de uma multitude de possíveis seres, não apenas o Deus do teísmo clássico.

Representação do Monstro do Espaguete Voador

Para quem não está muito por dentro, o "MSV" foi uma crítica muito mal feita ao assim chamado movimento do Design Inteligente, um belo exemplo de que se deve procurar entender alguma coisa antes de sair criticando-a publicamente. Já quanto aos argumentos, estes são projeto da assim chamada Teologia Natural que busca prover conhecimentos quanto a Deus a partir da revelação geral do mesmo presente na natureza. 

Para acessar a resposta (em inglês), clique aqui.


Que o Senhor seja com vocês, 

Momergil

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O Sol é mesmo o centro do Sistema Solar?


Olá a todos!


Creio que todos aprendemos na escola que, no Sistema Solar, "os planetas giram em torno do Sol". Também muitos de nós aprendemos toda a discussão que houve na "luta" entre o sistema geocêntrico e o heliocêntrico (as dispustas de Galileo, etc.). 

Mas e se isso estivesse errado? E se essa afirmação fosse verdadeira apenas dadas certas simplificações, enquanto que a verdade fosse outra?

Pois aparentemente esse é o caso. Na verdade, os planetas não giram em torno do Sol, mas tanto os planetas quanto o próprio Sol giram em torno de um ponto de equilíbrio entre as forças gravitacionais exercicidas por todos os corpos do Sistema Solar. O caso é que, como a força da gravidade do Sol é muitíssimo maior do que a dos planetas do nosso sistema, o ponto de equilíbrio acaba ficando muito próximo ao núcleo da estrela dando a impressão que os planetas giram "em torno dela" - quando, na verdade, estão girando em torno desse ponto de equilíbrio.

Representação do ponto de equilíbrio entre dois corpos

Vocês podem conferir essa questão em maiores detalhes numa pergunta do Quora acessível por esse link.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

24 curiosidades


Olá a todos!


O site BuzzFeed publicou há algum tempo atrás uma lista com 24 curiosidades gerais mostradas em animações (GIFS) incluindo desde a disposição das ondas de rádio em torno de um roteador Wi-Fi até à fabricação de clips. Vale à pena conferir!


Para acessar a matéra, clique aqui.

A mudança dos padrões de vôo durante o dia


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil