Olá a todos!
Quantos dos leitores nunca ouviram a expressão "Idade das Trevas" atribuída à Idade Média, o período histórico entre a queda de Roma e a Renascença? Mortes a toda hora, pragras e doenças sem nenhum tratamento, crenças ridículas de uma era pré-científica, domínio generalizado e totalitário da Igreja Católica Romana...
Muito se ouve sobre esse período e, salvo o "épico" em torno das guerras medievais muito explorado por vários filmes, geralmente o que se ouve não é nada bom.
O problema é que, meio sem surpresas, muito do que se acredita popularmente acerca da "Idade das Trevas" não passa de mito - o que justificaria uma boa repensada no título negativo comumente usado.
Referente a esse problema, o site Semema compilou uma lista de 11 grandes mitos em torno da idade média que vale à pena conferir. Para ver a página, clique aqui. Em harmonia com essa lista, a Prager University publicou um vídeo mencionando várias coisas positivas do período e que são comumente ignoradas pelo público em geral:
Quão Negra foi a Idade das Trevas?
Que o Senhor seja com vocês,
Momergil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).