sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Não o benefício, mas o malefício da meia entrada




Olá a todos!

Faz pouco tempo que deixei de ser estudante, condição na qual eu usufruía das leis brasileiras que me davam direito à "meia entrada", o direito de pagar apenas metade do valor oficial de um evento cultural como um filme no cinema. [1]

Por um bom tempo eu entendi que tal lei era muito boa, beneficiando bastante essa faixa da população que geralmente carece de recursos financeiros próprios para poder usufruir de eventos de lazer além de impor uma certa justiça na medida que dava um desconto para estas pessoas de baixa renda.

Foi só mais tarde, conversando com um amigo meu, que eu fui entender o que a disciplina da Economia tinha a dizer sobre o assunto e isso mudou completamente a minha perspectiva sobre esse direito.

Eu vim a entender que, muito embora o programa geralmente traga algum benefício para os estudantes, normalmente tal acréscimo acaba sendo muito menor do que o nome propõe (50% de desconto). Também vim a entender que longe de ser justo, a medida criava a grande injustiça ao penalizar os não-beneficiários com ingressos mais caros para custear aqueles do grupo alvo.

Para entender melhor a análise econômica a qual me refiro, eu sugiro o artigo à seguir escrito por Felippe Hermes e entitulado "Como a meia entrada encarece o seu ingresso e enche o bolso da UNE". 

Para acessá-lo, clique aqui.

Como leitura complementar eu recomendo esse outro artigo que contém testemunhos práticos confirmando a teoria apresentada no material anterior.

Para finalizar, observo que este é só mais um caso do dia a dia da vida em sociedade sob os efeitos da política que compreender um pouco de economia básica pode ser o suficiente para nos darmos conta de como algumas das políticas propostas por nossas lideranças podem ser muito piores do que a sua propaganda afirma. Sem dúvida uma boa circunstância para lembrar que bom conhecimento nunca é demais.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)


[1] - https://www.documentodoestudante.com.br/novaleidameiaentrada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).