quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

[EN] Produtos geneticamente modificados são risco à saúde humana?




Olá a todos!

Um dos debates que eu costumo evitar é o em torno dos trangênicos - ou "organismos geneticamente modificados" (OGM). 

O meu maior problema sempre foi ouvir a ambos os grupos do debate afirmando que há pesquisas científicas que endossam o seu ponto de vista quanto aos riscos destes produtos à saúde humana - pesquisas estas que eu, como um leigo (e também por me dedicar a outros afazeres), sou incapaz de avaliar apropriadamente. Por conta disso eu sempre acabava ficando meio perdido sem saber em quem acreditar.

Recentemente, todavia, eu acabei tomando uma posição com respeito ao assunto (embora continue evitando os debates): a de endossar o lado favorável aos OGM no que diz respeito ao seu risco para a saúde humana. 

O vídeo que eu compartilho à seguir foi o "pivô" dessa mudança. Publicado pelo canal SciShow (que, além de ser cientificamente responsável, é também politicamente neutro até onde me foi possível verificar), ele comenta sobre a situação científica oficial atual em torno dos OGM além de prover informações gerais sobre tais produtos.

(link)

Em suma, o que se confere é que o consenso científico atual é favorável à segurança dos produtos transgênicos - e isso numa força semelhante àquele em torno do aquecimento global gerado pelo homem [1]. -, razão suficiente para qualquer leigo [que não tenha olhado pessoalmente para as evidências] aceitar essa posição.

Para complementar, sugiro também o vídeo à seguir apresentado por Patrick Moore, ex-presidente do Greenpeace, comentando mais um pouco sobre a questão dos OGM e mostrando porque algumas de suas críticas não procedem:

(link)

Para finalizar, vale a seguinte nota de esclarecimento: embora agora me pareça que a posição favorável aos produtos transgênicos como seguros para a saúde humana é a correta, de maneira alguma esse único ponto anula os outros argumentos lançados contra o seu comércio no estado atual. Aqui me refiro àqueles sobre as complicações das patentes das empresas que produzem OGM, o risco maior à saúde por conta do aumento da carga de agrotóxicos tornada possível graças ao uso de transgênicos e a existência de métodos superiores e preferíveis de agricultura como a orgânica. Me parece perfeitamente possível que, dado estes e ainda outros argumentos, a rejeição ao cultivo de OGM seja a melhor posição existente, algo que eu ainda não cheguei a avaliar.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).