Olá a todos!
Muitos têm acompanhado a revolta por parte da comunidade afro em algumas cidades estados-unidenses desde que a polícia local foi acusada de cometer crimes ao matar inocentes por motivações racistas. Os primeiros eventos que desencadearam ondas de protestos que se extendem até ao presente levaram à criação do movimento "Black Lives Matter" que luta contra a violência e racismo sistemático contra a comunidade preta daquele país.
Todavia se há alguma atitude racionalmente plausível a ser feita em meio às emoções e palavras de ordem vindas da parte de qualquer movimento é questionar se aquele está, de fato, embasado em fatos. Isso se deve porque em meio ao agitamento das massas onde os grandes motivadores são o espírito de grupo, a rejeição ao sofrimento, a sede de justiça e o desejo de mudança não é difícil dos fatos serem ignorados, os dados distorcidos e a verdade ser irresponsavelmente rejeitada "em nome da causa".
E aparentemente é isso o que está acontecendo no caso do Black Lives Matter. Embora a ocorrência de casos pontuais de racismo da parte de alguns policiais esteja longe de ser questionável, a acusação de a polícia americana ser sistematicamente racista, o núcleo motivacional do movimento, parece saer contrário às evidências. É isso o que aponta a pesquisadora Heather Mac Donald no vídeo que compartilho à seguir:
(link)
Que o Senhor seja com vocês,
Momergil
(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)