quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Algumas novidades sobre habitação e construção civil



Olá a todos!

Nessa terceira postagem deste ano, trago alguns links para novidades sobre habitação e construção civil além de dois bônus sobre paisagem/ambiente.
 
Com a população mundial crescendo em paralelo com a preocupação com a preservação do meio-ambiente e aquecimento global, muitos têm investido em desenvolver novas ideias aplicáveis a essa nossa realidade atual. Nesse contexto, alguns arquitetos têm procurado criar novas maneiras de usar o design e os materiais da construção civil de forma mais positiva ao meio-ambiente, às vezes até se inspirando em conhecimentos do passado. Sobre esse assunto, a BBC publicou uma reportagem citando uma série de inovações na área e que pode ser acessada clicando aqui.

Ainda nesse contexto, uma dupla de colombianos desenvolveu um novo modelo de tijolo para a construção de residências que promete não apenas dissipar calor, como também prover melhor isolamento acústico. O portal EngenhariaE publicou um artigo sobre a inovação que pode ser conferido clicando aqui.

Felizmente o Brasil também está contribuindo algo para a questão. Num dos casos, um concreto mais barato composto em parte por matéria-prima reciclada a ser usado em impressoras 3D permitirá a construção de prédios de forma muito mais rápida. Sobre isso, a revista Galileu escreveu uma reportagem que pode ser conferida clicando aqui.

Entre as ideias recentes, alguns têm começado a empregar containers para compor prédios escolares e residências devido, por exemplo, à praticidade de montar e desmontar uma estrutura mais modular. A Awebic publicou uma matéria com um exemplo de moradia composta por apenas um container que pode ser acessado clicando aqui.

Para finalizarmos por hoje, duas publicações "paisagistas": no primeiro caso, a Awebic também publicou uma matéria mencionando um local pouco conhecido do Grand Canyon, nos Estados Unidos, e que pode ser conferido clicando aqui. Já para quem gosta de locais e coisas com "gosto do passado" ou mesmo de ver a natureza tomando o espaço deixado pelo ser humano, a 9GAG compôs uma lista de 33 belos locais abandonados acessível aqui.

Bom, me despeço por aqui. Espero que tenham gostado dessa publicação voltada mais para "curiosidades" e que tenham todos uma ótima semana!


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Alguns artigos sobre a economia no governo petista



Olá a todos!

Minha segunda postagem deste ano é sobre um tema importante da vida adulta: economia.

Com as próximas eleições se aproximando, é comum que haja propagandas eleitorais e debates sobre o tema. Diante disso, é interessante que estejamos munidos com conhecimento para não sermos enganados por argumentos ruins e, afinal, votarmos melhor.

Tendo isso em vista, reuni uma lista de alguns artigos sobre o tema voltado para um dos períodos recentes da nossa nação e relacionado ao partido que aparece como favorito a ganhar as eleições presidenciais de 2022: o governo do Partido dos Trabalhadores de Lula e Dilma.

Para começarmos nossa lista, compartilho um artigo-resumo baseado numa obra de uma equipe da PUC-RIO intitulada "A Década Perdida". Tal estudo expôs dados que demonstram que o crescimento econômico da era Lula não foi tanto graças ao PT, e sim apesar dele, contrariando aqueles que costumam analisar o período de forma simplista e frequentemente ignorando que "correlação não implica causalidade". Para conferirem como os números econômicos da época estiveram longe de surpreendentes, clique aqui. Para conferirem uma outra avaliação sobre o mesmo período, confirem este outro artigo.

Apesar do governo Lula não ter sido grandes coisas, o pior veio com Dilma Rousseff que, junto de Guida Mantega, abandonou a relativa ortodoxia do início do governo anterior. Vários artigos publicados na internet tratam da sequência de erros de seu governo, mas hoje aponto apenas para cinco: o primeiro e mais sucinto, do Mercado Popular, pode ser conferido clicando aqui. Já os outros quatro, mais longos, podem ser conferidos clicando aquiaqui, aqui e aqui. Por fim, para quem prefere uma palestra, compartilho uma dada por Leandro Roque que pode ser conferida clicando aqui.

O fim da era petista se deu com o impeachment de Dilma sob a acusação de crime de responsabilidade. À julgar a narrativa de golpe ainda presente, parece que muitos até agora ignoram o que exatamente foi feito de errado pelo governo da mesma e, mais ainda, de que forma que suas ações foram negativas ao país para além de um mero descumprimento de regras. Para ajudar a estes (e refrescar a memória dos demais), segue dois artigos sobre o tema: o primeiro pode ser conferido clicando aqui e o segundo, aqui.

Por fim, um "bônus": vejo muitos querendo creditar toda a desgraça brasileira atual, em especial o desemprego e a fome, ao atual governo Bolsonaro. Embora me pareça inegável que a má gestão do mesmo tem contribuído para o cenário atual, não vejo como plausível supor que tudo de ruim sejam culpa deste governo (já vi pessoas creditando todas as mais de 600 mil mortes pela Covid como sendo culpa do Bolsonaro, implicitamente sugerindo que, não fosse ele o presidente, não teríamos tido nenhuma morte pela pandemia!). Para ajudar a visualizarem como essa crítica é irrazoável, compartilho reportagem da BBC intitulada "3 números que mostram o impressionante aumento da fome na América Latina" e que mostra como um dos problemas que aumentaram recentemente, o da fome, está longe de ser algo exclusivo ao Brasil. Para acessar a matéria, clique aqui.

Finalizo lembrando que economia é um assunto complexo e nem sempre os especialistas concordam em tudo. Todavia, isso não impede de consensos acadêmicos serem formados em muitas ocasiões. No caso do governo petista, pelo que tenho lido já é consenso que a herança do período é maldita: não houve nada de tão especial na era Lula e a era Dilma foi uma das piores em nossa história como resultado direto de sua má administração. Seria bom se os eleitores levassem isso em consideração no primeiro turno em 2022.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Pesquisas sobre aumento salarial, saúde e vida íntima



Olá a todos!

Hoje vos escrevo minha primeira postagem pós-hiato dos últimos anos e, como já adiantado na mensagem sobre 2022, há muita coisa a compartilhar! Só de links salvos são mais de 300 além de mais de 100 vídeos do YouTube. Então comecemos!

O tema desta coletânea é "ciência" com links para diversas matérias contendo resultados de pesquisas sobre temas variados. No primeiro caso, temos uma pesquisa que apontou que o comportamento profissional é um fator decisivo para a obtenção de aumento salarial. Este fator foi apontado como mais significativo por diretores de Recursos Humanos do que todos os demais, como competência técnica. Para acessar a matéria, clique aqui.

Sobre saúde, um dos comprimidos mais tradicionais para lidar com os problemas menores diários é o de paracetamol. Todavia, como geralmente acontece nessa área de "substâncias para a saúde", o uso excessivo de paracetamol pode trazer sérios problemas ao fígado, não sendo isso um acontecimento menor para este órgão: estima-se que o seu abuso motive 20% dos transplantes de fígado nos Estados Unidos e mais de 50% dos casos de falência hepática por overdose. Para conferir maiores informações, clique aqui.

Saindo da "saúde em recuperação" para "saúde em prevenção", a Catraca Livre publicou uma matéria falando sobre 6 alimentos que atuam positivamente sob nosso cérebro. Observando o comportamento de jovens estudantes, em especial universitários, pode-se ter a impressão que muitos que procuram o sucesso acadêmico-intelectual entendem que apenas as horas de estudo contribuem para seus resultados, ignorando que há todo um fator biológico e psicológico por trás da efetividade de nosso órgão em comando. Assim como boas horas de descanso são importantes, uma boa alimentação também ajuda em nossa capacidade racional. Para conferir a matéria, clique aqui.

Por fim, para os casais: estudo com pares afirma que dividir tarefas domésticas está associado a uma melhora na vida sexual. O interessante desse estudo é que a queda na qualidade da intimidade só se revelava quando a mulher ficava com a maior carga doméstica, ou seja, o problema não está em alguma desigualdade/desbalanço entre os integrantes do casal simplesmente. Para conferir essa dica científica para a vida a dois, clique aqui.

Espero que tenham gostado! Se tudo der certo, o próximo post virá ainda essa semana. Enquanto isso, estarei fazendo os preparativos para meu próximo artigo.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

domingo, 2 de janeiro de 2022

Iniciando 2022



Olá a todos!

Gostaria de começar desejando a todos um abençoado novo ano de 2022! Espero que nele sejamos produtivos, bem-sucedidos e bem-aventurados em todo bom caminho que trilharmos!

Como sabem, fiquei alguns anos sem produzir nada neste meu blog. O hiato, como já explicado em outras ocasiões, se deu principalmente pela necessidade de focar na minha vida financeira. Afinal, há contas a serem pagas e minha saída da engenharia e entrada para o mundo financeiro trouxe sua dose de novidades e desafios que precisavam ser resolvidos antes que eu pudesse relaxar com outros projetos. Finalmente, essa justificativa chegou ao seu fim e agora poderei voltar a me dedicar à minha "produção midiática" aqui no blog e em meu canal no YouTube

Felizmente, apesar do hiato, não fiquei de todo improdutivo: com a maior parte do trabalho aqui consistindo em compartilhar notícias e novidades que julgo interessante que muitos saibam, eu mantive a tradição de salvar os links desses conteúdos à medida que os ia acessando. O resultado foi uma barra de favoritos gigantesca que já está mais do que na hora de ser tratada.

Para melhor lidar com essa situação, escolhi alterar o formato das minhas postagens: ao invés de uma para cada assunto/notícia/artigo, irei fazer "compêndios" de 3, 5 ou mais links por artigo. Não tenho certeza se o resultado será o ideal, mas creio ser o melhor para lidar com a lista interminável de coisas a serem compartilhadas.

Por fim, pretendo retomar a escrita dos meus artigos próprios onde compartilho meu entendimento sobre diversas questões filosóficas, teológicas, políticas e afins. Farei o possível para publicar um artigo por mês já tendo rasurado e estando com mais de 150 deles à caminho. Espero que gostem!

Me despeço mais uma vez desejando um ótimo ano de 2022 a todos!


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)