terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Sobre Kim, Monark, nazismo e marxismo na política brasileira



Olá a todos!

Tendo tido uma semana mais conturbada que a média, acabei não publicado nada na semana passada. Para essa, segue uma pequena contribuição para um assunto muito comentado recentemente. 

Esses dias um assunto que foi muito discutido foi o episódio do podcast Flow onde o deputado Kim e o apresentador Monark expressaram opiniões que geraram muitas críticas. Em resumo, ambos defenderam uma maior abertura para a presença do nazismo na política brasileira incluindo até mesmo uma possível criação de um partido nazista em nome da defesa da liberdade de crença e expressão em nosso país.

Tal posicionamento é naturalmente questionável. Afinal, se temos um país onde pretende-se defender os direitos humanos - e o Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU -, então não faz sentido permitirmos que haja partidos fundamentados em ideologias que tenham se posicionado contra os mesmos tanto em suas teses quanto em suas implementações históricas.

Porém (e infelizmente) todo o alarde feito pela mídia acerca das opiniões polêmicas de Kim e Monark acabaram ignorando um problema que ambos abordaram: o fato que nosso sistema político permite a existência de partidos orientados pela filosofia marxista, esta tão ou mais culpada que o nazismo no quesito violação dos direitos humanos. 

Porém se o marxismo foi tão prejudicial à humanidade e não por algum mero acidente histórico, mas como algo realmente derivado de seus ensinamentos, por que ele permanece tão livre em nossas sociedades até ao ponto de termos partidos de orientação marxista onde não é possível ter de orientação nazista? 

Quanto a isso, o canal do YouTube Prager University postou um vídeo onde propõe algumas explicações:


Como leitura complementar sobre o mesmo tema, sugiro este artigo onde o economista Walter Williams pondera sobre os males trazidos pelos seguidores de Marx. Também sugiro este artigo onde se comenta como que a implementação das teses marxistas são intrinsecamente ligadas à violação de direitos humanos (outra leitura similar seria a desse artigo, embora sua ênfase seja em demonstrar que o nazismo era uma forma de socialismo).

Por fim, muitos conhecem a obra de Marx mais no âmbito da economia com sua defesa do socialismo e comunismo, porém o mesmo também propôs outras alterações na sociedade. Para conferir algumas de suas teses menos conhecidas, sugiro este material.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Dicas e conselhos para uma vida melhor



Olá a todos!

Hoje compartilho vários materiais com dicas, conselhos e provérbios para uma vida melhor. Espero que seja bênção na caminhada de vocês!

Quando se fala em conselhos para uma vida melhor, é inevitável pensar no papel dos pais com a sua transmissão aos filhos do conhecimento e da sabedoria adquiridos ao longo da vida. Sobre isso, há duas postagens no site de perguntas e respostas Quora indagando justamente sobre quais foram os conselhos mais marcantes dados pelos pais dos internautas. Para acessarem a lista das repostas envolvendo mães, clique aqui. Já quanto à lista dos conselhos dados pelos pais, uma resposta em particular me chamou a atenção: a dada por David S. Rose sobre seu pai empreendedor. Para acessar essa sua resposta, clique aqui (já para ler todas as demais, basta clicar no seu título).

Ainda no "espírito" de conselhos com tons parentais, o site Migalhas compartilhou o texto do discurso dado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Barroso a uma turma de direito da qual foi patrono em 2014, texto esse que também contém uma série de conselhos para a vida. Para lê-lo, basta clicar aqui.

Ao conduzir sua vida, muitas pessoas optam por saciar-se em prazeres de curto prazo que poderão falhar em trazer satisfação na caminhada. Sobre isso, o especialista em saúde e bem-estar Robert Lustig sugere "quatro Cs" para se ter uma vida mais plena ao invés de pautada em temporais picos de prazer. Para ler uma matéria do El País com sua ideia, clique aqui.

Algumas pessoas escolhem viajar para conhecerem novas paisagens e ter novas experiências gastro-nômicas. Já outros viajam para ensinar suas ideias. Esse é o caso do pensador George Ivanovich Gurdjieff, pouco conhecido no Brasil, e que teve parte de suas ideias redigidas num livro de Alejandro Jodorowsky, “O Mestre e os Magos”. Para conferir uma lista resumida de seus conselhos, clique aqui.

Alguns ensinamentos são para a vida em geral enquanto outros são voltados à busca por atingir objetivos específicos, algo muito equacionado com "ser bem-sucedido". Sobre isso, o portal Awebic publicou uma lista com "20 passos que você não deve tomar caso queira ser bem sucedido" que pode ser acessada clicando aqui. Já o canal do YouTube Alux.com, focado em aconselhamento para aqueles que desejam ser ricos, publicou um vídeo com 50 regras curtas para atingir os nossos objetivos. Em inglês, esse vídeo pode ser acessado clicando aqui.

Para finalizar, o canal Box 1824 compartilhou a versão legendada de um vídeo com uma análise e reflexão sobre a relação entre viver e trabalhar aplicada aos "millennials". Para conferir esse material, clique aqui.


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Algumas dicas sobre investimentos, aquisição de habitação e de veículo



Olá a todos!

Semana passada optei por focar no artigo no qual estou trabalhando visando publicá-lo ainda em janeiro, mas no final não apenas não consegui terminá-lo como também não publiquei a postagem da semana. Sem querer repetir o erro, segue a primeira publicação semanal de fevereiro!
O assunto desta quarta lista do ano é sobre finanças pessoais, uma área ainda pouco aprendida por brasileiros. Para se ter uma ideia, Conrado Navarro do portal Dinheirama certa vez comentou que 80% dos brasileiros não possuíam noções básicas desse assunto, algo inaceitável tendo em vista a sua importância para as nossas vidas. Visando contribuir um pouco para melhorar esse cenário, segue algumas postagens sobre o tema.

Uma das formas de investimento em renda fixa é a compra de títulos da dívida nacional por meio do "Tesouro Direto", um programa da B3 lançado logo no início do primeiro mandato do ex-presidente Lula. Enquanto endividamento da máquina pública é um assunto debatível, é difícil de questionar que esse mecanismo facilitou a vida do investidor pessoa física. Infelizmente e como muitas vezes ocorre, alguns mitos em torno do programa foram criados. Para lidar com isso, o portal Quero Ficar Rico publi-cou um artigo comentando sobre alguns deles e que pode ser conferido clicando aqui.

É muito comum que novatos numa área cometam alguns erros já bem conhecidos pelos familiares à mesma. No campo dos investimentos não é diferente (algo que posso testificar por infeliz experiência própria). Como "conhecimento é poder", i.e., poder para fazer o que é certo e não o que é errado, é sábio que aqueles que querem percorrer esse caminho aprendam com os que vieram antes para evitar repetirem as mesmas falhas dos casos passados. Nesse contexto, a InfoMoney publicou uma matéria sobre 10 atitudes ruins que investidores costumam fazer e que prejudicam sua ascensão financeira. Para conferi-la, clique aqui.

Alguns dos pertences mais caros que uma pessoa pode ter é uma habitação e um veículo. Assim, saber fazer uma boa escolha destes itens poderá evitar muita dor de cabeça com dinheiro e oportunidades desperdiçadas além de qualidade de vida inferior. Com isso em mente, compartilho uma postagem da HC Investimentos com uma perspectiva sobre como escolher que tipo/nível de carro comprar e também dois artigos do Dinheirama sobre escolher entre adquirir ou alugar uma habitação. Para acessar o primeiro artigo, clique aqui e para acessar o segundo, aqui

Por fim, certamente muitos já ouviram a famosa expressão "dinheiro não compra felicidade". Embora popular, essa expressão não parece ser verdadeira na medida que nossa situação financeira impacta diretamente em nossa experiência e qualidade de vida. Aliás, isso já foi até atestado cientificamente ainda que dentro de certas limitações. Sobre esse assunto, o Quero Ficar Rico fez uma postagem que pode ser conferida clicando aqui abordando alguns desses "poréns". 

Por essa semana é isso. Espero que tenham gostado e que até os motivem a pesquisarem mais sobre o assunto!


Que o Senhor seja com vocês,

Momergil


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)