Olá a todos!
Mais uma semana se passou e, surpreendentemente, consegui lançar a publicação desse período ainda na segunda-feira!
Ao meu ver, certamente os assuntos nacionais que dominaram as manchetes foram a polêmica em torno do último ENEM, a aprovação da reforma tributária no Senado e o caos no sistema de transmissão de energia elétrica de São Paulo ocorrido após fortes ventos. Já no ambiente internacional, as reportagens sobre o conflito em Gaza não trouxeram nenhuma novidade, então apenas selecionei mais um conjunto de opiniões tanto sobre o conflito quanto sobre outras opiniões. Por fim, complementei com uma série de avaliações sobre economia interna, externa e geral além das tradicionais matérias sobre saúde e assuntos gerais.
Espero que tenha uma boa leitura e uma abençoada semana!
Assuntos diversos
Crenças, mente e intelecto
Embora esses dois últimos artigos sejam em muito relacionado à política, optei por colocar aqui porque os assuntos que são fundamentais para eles são mais genéricos.
Embora relatos como esse possam ser usados para justificar um posicionamento errôneo de que essas questões sexuais são apenas uma questão de escolha, creio que sua maior utilidade é em servir de evidência não só para a complexidade do tema, como também para a conclusão de que nem toda afetividade sexual vem "de nascença", ainda que esse possa ser o caso mais comum.
Política, economia e relacionados
Bolsonarismo e governo Bolsonaro
Aparentemente Tarcísio usou do seu poder na esfera do Executivo para beneficiar seu aliado e padrinho político, algo que equivale a usar o poder público em benefício próprio ou dos grupos de interesse. Não vejo como tal atitude poderia ser eticamente correta.
Petismo e governo Lula
Embora a análise podia ser um pouco mais profunda, o ponto principal permanece válido: a função das FA não é fazer o trabalho policial.
Demais do Executivo, Legislativo e Judiciário
O que achei mais notório foi o tempo que levou para a construção e aprovação dessa lei dado que ela foi inicialmente proposta ainda em 2001.
Recentemente a igreja onde congrego se reuniu em Gramado para um retiro de dois dias que nos custou menos de 500 reais por indivíduo. Não esquecendo a possibilidade de os valores mencionados estarem acima do que deveriam devido a alguma imoralidade, acho inaceitável que alguns funcionários públicos aproveitem do dinheiro estatal para experiências de vida luxuosas e desnecessárias.
Embora o pedido em si me pareça implausível (o inquérito em questão em nada tem relação com feitos de 2005), haver um julgamento sobre o caso me parece justo, ainda que em outra esfera.
Uma atitude que dificilmente ocorre aqui no Brasil, onde um investigado no poder só cai se for sob muita pressão dos demais políticos.
Infelizmente essas e outras ações anteriores da parte dos israelitas, além de questionáveis tanto juridicamente quanto moralmente, acabam colocando "lenha na fogueira" para ações e sentimentos anti-Israel.
Finalizo essa publicação semanal com esse recorte de reflexões sobre esse fato político infeliz questionando-me se, algum dia, será possível sair dessa situação.
Tenham um bom dia e até a próxima,
Martin G. B. Bittencourt
(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)