domingo, 12 de março de 2023

Semanal: 05 a 11 de março de 2023

Imagens da semana

Olá a todos!

Nessa última semana, o destaque parece ter sido os acontecimentos em torno do Dia Internacional da Mulher com muitas reportagens sendo feitas sobre as mesmas e sua situação na política e na economia. Afora isso, a nível nacional, também tivemos a continuação do caso das joias apreendidas na alfândega que envolve os Bolsonaros e mais problemas éticos dentro do governo "Lula 3".

Espero que apreciem os comentários dos conteúdos mais relevantes que encontrei nesse período. Boa leitura!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar


Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro




Aparentemente o que temos aqui é mais um caso do ex-presidente mentindo - algo que não chega a ser novidade nesse momento, porém continua a testificar do caráter deste sujeito.





Petismo e governo Lula



O notório nesta questão não é o PT estar dando as costas para a propaganda (ou promessa) de "frente ampla", de "trabalho em grupo" no Executivo, mas ter havido pessoas que realmente apostaram na fidelidade do partido a essa propaganda.




Embora o argumento governista de que tal CPMI poderia atrasar a aprovação de pautas do Executivo seja plausível, o fato de ter surgido uma série de evidências de erros da parte deste na condução dos eventos de 8 de janeiro associado a um aparente processo estatal voltado apenas contra os manifestantes depredadores não só torna tal CPMI bem-vinda, como fundamenta suspeitas que as principais motivações do governo contra ela são outras: escapar de uma eventual responsabilização parcial pelo que ocorreu. Aqui lembro uma ideia que li há algum tempo: a de sempre atentarmos a quem certo evento beneficiou.






Além de novamente chamar o impeachment de Dilma de "golpe" (e mais uma vez sem ter demonstrado ser isso verdade), é interessante como o discurso de Lula parece ser mais um caso de "falar o que a audiência quer ouvir, independente dos fundamentos, ética ou de se estar em posição para fazê-lo". Especificamente, Lula comentou sobre "igualdade para as mulheres", reclamou de sua pouca presença na política, ao mesmo tempo em que o próprio não se encontra alinhado a tal discurso como manifesto, por exemplo, no número de mulheres escolhidas para compor cargos ministeriais, uma ótima oportunidade que teve para respaldar a sua suposta bandeira.




Tendo em vista o fato que o Brasil já é formalmente (e corretamente) contrário a qualquer discriminação de gênero/sexo envolvendo salário e que as medidas já existentes se mostraram ineficazes para mudar o suposto cenário de discriminação hoje presente em nossa nação, as medidas proclamadas pelo governo atual ficaram parecendo panfletagem e aparência, basicamente um "show para ficar bonito" ao invés de algo que realmente irá se traduzir em benefícios à nação. Complemento notando que a ideia por trás dessas medidas é geralmente defendida sem a plena consideração dos fatores já demonstrados responsáveis pelas divergências salariais entre os gêneros/sexos.





Mesmo que o ministro seja de alguma forma inocente das acusações que lhe foram feitas, o desfecho dessa situação até o momento é mais um caso do "toma-lá-dá-cá", a prática corrupta de troca de favores em detrimento de terceiros, e que se transformou numa das primeiras evidências de que o discurso contrário a problemas éticos feito pelo presidente não passava de palavras vazias.

Demais poderes


Mundo


Neste vídeo, um comentarista da "sétima arte" expõe os problemas da cultura "woke" em sua presença no cinema e televisão.

Geral



Embora a escolha do título pelo Sérgio Moro tenha sido inadequada (em nenhum momento ele demonstra essa tese, além de mal falar dessa questão), sua "coluna" apresenta pontos pertinentes sobre a relevância da corrupção no meio político, algo do qual aparentemente muitos eleitores se esqueceram nas últimas eleições. 


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).