Olá a todos!
Segue a lista das quase 50 notícias e matérias mais relevantes da semana passada. Boa leitura!
Assuntos diversos
Saúde e bem-estar
Geral
Jordan Peterson: Os maiores erros que as pessoas cometem ao escolher um parceiro para a vida (inglês)
Política, economia e relacionados
Bolsonarismo e governo Bolsonaro
Essa notícia lembra aquele que foi um dos grandes problemas do governo anterior: a sua má gestão da fauna e flora brasileira. Tal atitude não apenas não é nada sábia (dificilmente seremos beneficiados com a destruição de nossas riquezas naturais), mas também contraria o princípio cristão da "mordomia" segundo o qual somos responsáveis pelo cuidado da natureza que Deus criou. Por fim, também está associada à impunidade e à falta de justiça.
Petismo e governo Lula
Embora tal atitude lamentável tenha partido de um petista, é bom lembrar que o aumento do extremismo e dos problemas relacionados a ódio entre os grupos políticos brasileiros foi fomentado pelo ex-presidente Bolsonaro e seus partidários.
Tais números que ajudam a lembrar o quão repudiável foi o governo Bolsonaro aos olhos de muitos, algo a se ter em mente quando se vai optar por defender uma reeleição de um político.
Para um governo que tanto propagandeou o terem "quitado a dívida do FMI", tenderá a ser interessante que venham a contrair dívidas depois. Porém o mais notório aqui é o governo estar se endividando para financiar obras em rodovias estatais mesmo quando os números demonstram que o setor privado costuma gerir as mesmas melhor.
Similar: Lula diz que livros de economia estão superados e defende nova mentalidade sobre governar (mirror)
É naturalmente curioso ver um sujeito que é famoso por nunca ter valorizado os estudos a se ver como mais entendido de economia que os especialistas do ramo.
Após toda a crítica sobre os sigilos durante o governo Bolsonaro, aqui tem-se mais um caso onde a crítica não foi acompanhada pelas ações. O único ponto favorável é que ao menos tais não são de 100 anos.
Não é de se surpreender que um partido tão auxiliado por boa parte da classe artística iria procurar lhes fornecer recursos financeiros logo após sua volta ao poder. Já quanto à expressão criticada pelo presidente, ela possui a sua plausibilidade, afinal é no mínimo de se questionar o porquê obras de cunho artístico-cultural deveriam ser tratados de forma diferente como qualquer outro fruto da produtividade humana.
Relacionado: Embate do governo com o Banco Central é ‘um tiro no pé’, defende ex-presidente do BC (mirror)
Relacionado: Os formuladores de políticas enfrentam dois pesadelos: inflação teimosa e caos no mercado (inglês)
Em meio a tanto apoio injustificado, é bom saber que há ao menos uma parcela da sociedade que possui viva a consciência tanto dos erros administrativos dos 13 anos de governo petista quanto das limitações éticas e intelectuais do atual mandatário.
Lula quer no STF ministros que sejam contra Moro; PT e grupos sociais defendem mulher na 2ª vaga (mirror)
Duas boas escolhas seguidas de outra ruim e indicações de outras também ruins serão feitas.
Haver tantos brasileiros com a opinião mencionada nessa reportagem é uma infelicidade dado o quão implausível é supor que o atual governo teria meios para implementar um sistema comunista ou mesmo socialista em território nacional. E embora parte desse problema pode ter sua culpa creditada aos problemas de nosso sistema de ensino, parte também é fruto dos principais entre o movimento bolsonarista, com destaque ao ex-presidente, que visivelmente exploraram essa narrativa e o medo em seu entorno para vantagem própria.
Demais poderes
Lira articula e aprova projeto a toque de caixa para beneficiar políticos investigados em julgamento (mirror)
Mundo
Essa última matéria é útil em lembrar que é importante que as políticas públicas sejam feitas da maneira correta ao invés "de qualquer jeito".
Geral
Deixei para o final aquela que talvez seja a melhor notícia dessa publicação semanal. Resta saber se essa maioria irá efetivar essa preferência nas urnas em 2026.
Tenham um bom dia e até a próxima,
Martin G. B. Bittencourt
(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).