terça-feira, 25 de abril de 2023

Semanal: 16 a 22 de abril de 2023


Olá a todos!

Após um atraso ocasionado por uma viagem realizada no fim de semana passado, segue a publicação com as leituras pertinentes até o dia 22 de abril deste ano. Espero que apreciem as leituras! 

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar



Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro



Em minha avaliação, o melhor político para representar a não-esquerda (ou seja, direita e liberais) nas próximas eleições atualmente seria o governador de Minas Gerais Romeu Zema. Ao contrário de Tarcísio, ele possui um apelo maior à minoria liberal e não está tão diretamente conectado ao bolsonarismo e doravante aos problemas do ex-governo Bolsonaro e do seu atual partido, o que se traduziria em menor índice de rejeição. Mais ainda, ele chegará em 2026 com 4 anos a mais de experiência de governo. Isso dito, o que acho mais relevante da notícia é que a ex-primeira dama Michelle estaria sendo considerada melhor para o cargo do que Zema a despeito de sua fortíssima relação com o ex-presidente e nenhuma experiência em cargos do executivo até o presente momento. Ao meu ver, isso mostra como muitos eleitores não consideram fatores básicos como índice de rejeição e capacitação para governar na hora de escolher seus representantes políticos. 

Petismo e governo Lula







A colocação do presidente de que a guerra na Ucrânia interessaria aos ucranianos, unida a outras de suas falas em tempos recentes, poderá eventualmente colocar Lula num patamar inferior em "qualidade opinativa" daquele já baixo ocupado por Dilma Rouseff.



Demais poderes




Tendo em vista a queda na arrecadação desde que foi encerrado, é visível que há pouca ou nenhuma intenção da parte da maioria dos trabalhadores em contribuir com os serviços dos sindicatos. Isso no mínimo deveria trazer questionamentos sobre a moralidade em impor aos mesmos que façam essa contribuição de retorno duvidoso.



Mundo



É lamentável ver como a população estadunidense possui certa similaridade com muitos brasileiros em termos de escolher péssimos líderes para representá-los politicamente.




A reportagem acima não será nenhuma surpresa para quem acompanha a questão econômica e já está ciente dos custos que a heterodoxia costuma trazer para os países que a adotam.

Geral



Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

domingo, 16 de abril de 2023

Semanal: 09 a 15 de abril de 2023


Olá a todos!

Mais uma semana se passou e já estamos na metade do quarto mês desse ano. Não sei quanto a vocês, mas para mim ele está a passar rápido demais! Felizmente ainda há muito tempo para tomarmos decisões que poderão melhorar as nossas vidas ainda nesse período e, mais uma vez visando em abençoá-los, segue a lista das matérias mais interessantes que conferi na semana. Boa leitura!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar



É interessante como uma simples substância como o magnésio pode afetar tanto as nossas vidas. De fato, tendo em vista todas as más consequências que a sua carência pode gerar em nosso organismo, é plausível concluir que muitos dos problemas que nossa população enfrenta são decorrentes da falta dessa substância.



Crenças, mente e intelecto


É triste como muitas pessoas obtém suas felicidades de maneiras que os afastam da verdade, porventura acabando por não buscá-la efetivamente.



Geral



A lição que podemos extrair dessa reportagem é a mesma de sempre: desconfiar de valores elevados tais como grandes rendimentos e promoções e especialmente quando vindo de fontes pouco conhecidas.


Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro




Petismo e governo Lula




Demais poderes


Apesar das críticas feitas pelo atual governo, a política de elevada SELIC do Banco Central aparenta estar colhendo seus bons frutos.




Uma maneira de se ver o problema acima seria entendendo que a população tenderá a sofrer quando o aparato jurídico do Estado não for calibrado para fazer justiça, mas para evitar, e ao máximo, a própria injustiça. Embora a plena aplicação da primeira naturalmente englobaria a segunda, o que se tem é um foco trocado onde a ênfase na segunda sufoca a primeira: quanto mais o Estado se organiza para evitar ao máximo que o próprio seja injusto ao punir algum inocente, mais a justiça deixa de ser feita para tantos que saem ilesos de seus crimes.

Mundo



Geral




Embora o título da matéria seja uma conclusão forçada sobre o seu próprio conteúdo (que reconhece que a pesquisa em questão é dissonante de outras tantas), o que importa é que há a possibilidade de não termos todo o crescimento populacional anteriormente previsto.



E mais uma vez, a adoção do consenso científico pró-capitalista gera bons frutos onde é implementado. Assim, finalizo com essa boa notícia para aqueles que contemplam favoravelmente o "mainstream" econômico, aquele consenso científico que infelizmente é frequentemente ignorado ou mesmo desprezado por muitos.


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

domingo, 9 de abril de 2023

Semanal: 02 a 08 de abril de 2023

Imagens da semana

Olá a todos!

Antes de mais nada, feliz Páscoa a todos vocês! E, enquanto saboreiam algum chocolate ganho ou adquirido nessa data tão festiva para cristãos e judeus, segue abaixo a lista de materiais mais interessantes conferidos nessa semana. Boa leitura!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar



Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro





Petismo e governo Lula




Embora ter uma meta inflacionária inatingível possa ser estranho, cabe lembrar que a nossa, atualmente em torno de 3%, está alinhada a dos países mais desenvolvidos e em linha com o saber científico que reconhece na inflação um mal para a sociedade e para os pobres em especial. 


Interessante saber que a parcela menos douta da população é quem também mais apoia essa prática. A questão aqui é como entender esse fato ao mesmo tempo em que se recorda que também há maior incidência de apoio ao presidente e a seu partido entre estes.




Ignorando a trivialidade dessa medida, essa ação aparentemente "anti-branca" e "pró-preta" de substituir a pessoa de referência na premiação por direitos humanos é no mínimo questionável. Afinal, embora o Brasil tenha um histórico mais relevante de violações a direitos humanos da parte de brancos tanto no que diz respeito à escravidão dos pretos quanto ao tratamento dos indígenas, isso não diminui a relevância da pessoa em questão (a princesa Isabel) para um prêmio nessa área na medida em que ela fez a sua parte para essa causa e de forma particularmente nobre ao favorecer um grupo ao qual não pertencia e contrariando a maioria de sua etnia/raça em sua época. Nota-se que isso não é dizer que o substituto seja menos digno de ser referido na premiação; se ele tivesse sido escolhido de primeira, teria sido perfeitamente aceitável. O questionamento jaz tão somente pela substituição que trouxe consigo o aspecto de "correção de um erro". Por fim, noto que foram os brancos que principalmente desenvolveram o conceito de direitos humanos durante o Iluminismo europeu, um fato que também deveria ser considerado antes de se entender que alguém dessa "raça" seria inadequado para estampar um prêmio desse tema.



Demais poderes





Mundo


Geral




Finalizo o material dessa semana com o artigo opinativo acima não porque concordo com sua conclusão, mas por conta das citações interessantes aos trabalhos dos antigos nele contido.


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

domingo, 2 de abril de 2023

Semanal: 26 de março a 01 de abril de 2023

Imagens da semana

Olá a todos!

Em meio a turbilhões no trabalho, consegui um tempo livre para a publicação semanal. Espero que gostem do resultado! Boa leitura!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar





Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro



Tendo em vista o quanto a ideia de diminuição de impostos foi defendida pelo ex-governo, tal projeção do Tesouro surge como um dado relevante na análise do que foi propaganda e do que foi resultado efetivo no governo anterior.


Com mais um conjunto de itens de alto valor tendo ido parar nas mãos do ex-presidente, a hipótese de que não havia nenhuma intenção de "embolsar" o conjunto de joias retidos na alfândega torna-se ainda mais implausível do que já era.

Petismo e governo Lula

Embora os comentários anteriores não tenham incluído a apresentação do novo marco fiscal (itens à seguir), a ideia geral permanece: sob muitos aspectos, o governo Lula 3 está dando sinais que não será muito benéfico para a economia nacional.



Ao meu ver, a tão antecipadamente criticada proposta de "regulamentar" as redes contra "fake news" não é ruim, ainda que possa ser imperfeita. Em especial, ela está longe de sugerir alguma grande ameaça à liberdade de expressão ao estilo das ditaduras de esquerda apoiadas pelo Partido dos Trabalhadores. Se ficar nesses termos, provavelmente as críticas alarmistas da direita quanto a uma possível censura política-ideológica nas redes acabarão por se mostrar equivocadas.



É uma pena que boa parte da população pareça ignorar que "correlação não implica em causalidade" quando se trata de avaliar o desempenho de um governo sobre a economia do seu país.

Demais poderes










A decisão do STJ pode estar dentro da lei, porém é eticamente questionável. Embora um estado laico não possa tratar uma visão religiosa como verdadeira, ela também não deveria tratá-la como falsa. Mesmo que o tal "trabalho maligno" possa ser inútil (i.e. se tivesse sido feito, não teria obtido resultados), não deixa de ser o caso que uma pessoa tentou fazer uso de algum meio para o mal de outrem (e não pouca coisa, afinal, a intenção era a morte dos alvos) e tal "intenção mais ação" não deveria "dar em nada" apenas porque o meio obtido para a realização do mal foi de natureza religiosa.

Mundo




Geral



Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)