Olá a todos!
Após um atraso ocasionado por uma viagem realizada no fim de semana passado, segue a publicação com as leituras pertinentes até o dia 22 de abril deste ano. Espero que apreciem as leituras!
Assuntos diversos
Saúde e bem-estar
Relacionado: Tempo de jovens grudados na tela aumentou na pandemia, e coloca em risco saúde cardíaca
Política, economia e relacionados
Bolsonarismo e governo Bolsonaro
Em minha avaliação, o melhor político para representar a não-esquerda (ou seja, direita e liberais) nas próximas eleições atualmente seria o governador de Minas Gerais Romeu Zema. Ao contrário de Tarcísio, ele possui um apelo maior à minoria liberal e não está tão diretamente conectado ao bolsonarismo e doravante aos problemas do ex-governo Bolsonaro e do seu atual partido, o que se traduziria em menor índice de rejeição. Mais ainda, ele chegará em 2026 com 4 anos a mais de experiência de governo. Isso dito, o que acho mais relevante da notícia é que a ex-primeira dama Michelle estaria sendo considerada melhor para o cargo do que Zema a despeito de sua fortíssima relação com o ex-presidente e nenhuma experiência em cargos do executivo até o presente momento. Ao meu ver, isso mostra como muitos eleitores não consideram fatores básicos como índice de rejeição e capacitação para governar na hora de escolher seus representantes políticos.
Petismo e governo Lula
A colocação do presidente de que a guerra na Ucrânia interessaria aos ucranianos, unida a outras de suas falas em tempos recentes, poderá eventualmente colocar Lula num patamar inferior em "qualidade opinativa" daquele já baixo ocupado por Dilma Rouseff.
Demais poderes
Tendo em vista a queda na arrecadação desde que foi encerrado, é visível que há pouca ou nenhuma intenção da parte da maioria dos trabalhadores em contribuir com os serviços dos sindicatos. Isso no mínimo deveria trazer questionamentos sobre a moralidade em impor aos mesmos que façam essa contribuição de retorno duvidoso.
Mundo
É lamentável ver como a população estadunidense possui certa similaridade com muitos brasileiros em termos de escolher péssimos líderes para representá-los politicamente.
A reportagem acima não será nenhuma surpresa para quem acompanha a questão econômica e já está ciente dos custos que a heterodoxia costuma trazer para os países que a adotam.
Geral
Tenham um bom dia e até a próxima,
Martin G. B. Bittencourt
(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)