Olá a todos!
Antes de mais nada, feliz Páscoa a todos vocês! E, enquanto saboreiam algum chocolate ganho ou adquirido nessa data tão festiva para cristãos e judeus, segue abaixo a lista de materiais mais interessantes conferidos nessa semana. Boa leitura!
Assuntos diversos
Saúde e bem-estar
Crenças, mente e intelecto
Geral
Política, economia e relacionados
Bolsonarismo e governo Bolsonaro
Similar: Dino fala em múltiplos indícios da ação de Anderson Torres contra eleitores de Lula no 2º turno (mirror)
Petismo e governo Lula
Relacionado: Arcabouço ou calabouço fiscal?
Relacionado: ‘Decisão de Lula é ruim. Com privatização, governo poderia focar no que é relevante’, diz economista
Embora ter uma meta inflacionária inatingível possa ser estranho, cabe lembrar que a nossa, atualmente em torno de 3%, está alinhada a dos países mais desenvolvidos e em linha com o saber científico que reconhece na inflação um mal para a sociedade e para os pobres em especial.
Relacionado: Lula cria regra para empurrar ao Congresso suspeitas de corrupção com verba federal turbinada (mirror)
Interessante saber que a parcela menos douta da população é quem também mais apoia essa prática. A questão aqui é como entender esse fato ao mesmo tempo em que se recorda que também há maior incidência de apoio ao presidente e a seu partido entre estes.
Relacionado: Escolas particulares avaliam entrar na Justiça contra suspensão da reforma do ensino médio
Ignorando a trivialidade dessa medida, essa ação aparentemente "anti-branca" e "pró-preta" de substituir a pessoa de referência na premiação por direitos humanos é no mínimo questionável. Afinal, embora o Brasil tenha um histórico mais relevante de violações a direitos humanos da parte de brancos tanto no que diz respeito à escravidão dos pretos quanto ao tratamento dos indígenas, isso não diminui a relevância da pessoa em questão (a princesa Isabel) para um prêmio nessa área na medida em que ela fez a sua parte para essa causa e de forma particularmente nobre ao favorecer um grupo ao qual não pertencia e contrariando a maioria de sua etnia/raça em sua época. Nota-se que isso não é dizer que o substituto seja menos digno de ser referido na premiação; se ele tivesse sido escolhido de primeira, teria sido perfeitamente aceitável. O questionamento jaz tão somente pela substituição que trouxe consigo o aspecto de "correção de um erro". Por fim, noto que foram os brancos que principalmente desenvolveram o conceito de direitos humanos durante o Iluminismo europeu, um fato que também deveria ser considerado antes de se entender que alguém dessa "raça" seria inadequado para estampar um prêmio desse tema.
Demais poderes
Similar: TCU aponta que Exército gastou R$ 703 mil do combate à covid com salgados, picanha e filé mignon
Relacionado: Ataque em escolas: qual foi a resposta da Nova Zelândia para enfrentar extremistas após massacres?
Relacionado: Por que investimento bilionário em segurança nas escolas não impediu aumento de ataques nos EUA
Mundo
Geral
Como medir a pobreza (inglês)
Finalizo o material dessa semana com o artigo opinativo acima não porque concordo com sua conclusão, mas por conta das citações interessantes aos trabalhos dos antigos nele contido.
Tenham um bom dia e até a próxima,
Martin G. B. Bittencourt
(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).