Olá a todos!
Após ter atrasado as publicações semanais por uma semana, hoje lhes trago as matérias pertinentes até ao dia 10 deste mês enquanto me esforço para voltar a publicar em dias mais próximo dos finais dos respectivos períodos. Se tudo der certo, creio que já na próxima semana terei normalizado tudo.
Assim, fiquem com a compilação das várias notícias e artigos mais relevantes conferidos sobre o período passado. Abraços!
Assuntos diversos
Saúde e bem-estar
À despeito dos elogios que nosso sistema estatal de saúde pública eventualmente recebe, uma análise mais cuidadosa de seus números expõe o mesmo que semelhante análise em outros sistemas estatais, até mesmo os de países ricos como o Canadá, também revela: o cumprimento das expectativas de problemas de natureza econômica previstas na literatura do ramo.
Crenças, mente e intelecto
Embora nem tudo seja descartável, o nível de distorção do Evangelho e dos ensinos cristãos sobre as posses financeiras, sobre o enriquecimento e sobre a prosperidade mencionados na reportagem são lamentáveis.
Um pensador com ideias questionáveis e argumentações pouco persuasivas, porém nem por isso deixou de ser relevante para essa ideologia política.
Geral
Ambas as pesquisas reforçam o que já foi apontado em outras ocasiões: na hora de averiguar se um produto é mais ou menos benéfico para a natureza, o que conta não é alguma "aparência de poluidor" (no caso dos carros, se está saindo gases poluentes de um sistema de escapamento), mas o real impacto desde a extração de sua matéria prima até o seu descarte. E quanto a isso, já foi demonstrado que veículos elétricos só conseguem vencer a concorrência caso sua fonte energética também seja "verde", não exatamente a realidade de alguns países como a atual Alemanha.
Mais um caso de associação entre o "mundo cripto" e a criminalidade, o que compele à pergunta: além do desenvolvimento da tecnologia "Blockchain", o que exatamente as criptomoedas e relacionados têm trazido de benéfico para a sociedade em geral até agora?
A julgar as imagens, parece que boa parte desses casos de roubo de bicicletas no interior de prédios ocorre por atitudes inadequadas dos próprios moradores, como no caso em que o ladrão entrou porque um real morador havia aberto a porta e deixou-o entrar junto. Talvez uma medida sadia para diminuir isso seria só permitir a entrada ou saída mediante uso do comprovante de moradia: chave e/ou controle do portão.
Política, economia e relacionados
Bolsonarismo e governo Bolsonaro
Petismo e governo Lula
Similar: Programa para carros é exclusivo para pessoas físicas durante 15 dias; entenda como vai funcionar
Relacionado: Subsídio aos automóveis é a maior negação dos princípios da política industrial contemporânea
Embora uma leitura simplista poderia sugerir que esse seria algum caso de evidência dos problemas e limitações das empresas privadas, atingindo não só as concessões como as privatizações, e doravante atestando alguma superioridade do Estado no cuidado de entidades mais fundamentais do país, a observação dos fatores expostos na reportagem revelam justamente o contrário: longe de ser um problema do sistema privado, o que estamos contemplando é fruto de erros de governo, tanto diretamente, na forma de termos de contratos, como indiretamente, na forma da crise econômica da década passada, a maior década perdida da nossa economia, fruto do governo do Partido dos Trabalhadores sobretudo sob Dilma Rousseff e Guido Mantega. Por fim, ainda houve consequências da pandemia da Covid sobre a qual o setor privado não possui culpa.
Similar: Desenrola será voltado a famílias com dívidas de até R$ 5.000 e começa só em julho, diz Haddad
Enquanto o uso da máquina pública (e, portanto, provavelmente do dinheiro de quem possui suas contas em dia) para resolver o problema dos que estão endividados é eticamente questionável, ao menos esse programa poderá trazer benefícios duradouros com o proposto estímulo à educação financeira.
Demais poderes
Além do evidente problema de os partidos estarem descumprindo a lei e, com essa PEC, querendo se esquivar das punições, o fato é que tal situação evidencia o tipo de consequência que se pode ter quando se fica forçando por meio de lei um comportamento não natural da sociedade. Dado que não é possível impedir uma mulher, preto e os demais de se candidatarem, a sub-representação destes grupos no meio político é voluntária, ou seja, o desinteresse por isso entre tais grupos é maior do que nos demais. Ficar forçando uma maior participação do que tais grupos desejam ter não é apenas um ato antidemocrático ao ferir o princípio que lhe é essencial, o da política ser feita segundo a vontade e poder do povo, mas incentivador de crimes como tem ocorrido.
Relacionado: Nova proposta de reforma tributária é positiva, mas terá resistência, dizem especialistas
Mundo
Similar: Grandes explosões rompem a barragem de Kakhovka, no sul da Ucrânia (inglês)
Geral
O que achei mais interessante nessa reportagem é a menção do The Economist ao fato de que a inflação em muitos países relevantes (EUA e na Europa, principalmente) tem se mostrado persistente, o oposto do que tem acontecido aqui no Brasil onde ela tem caído. Isso providencia respaldo ao trabalho do Banco Central que, muito criticado por isso pelo atual governo, elevou e manteve elevado as taxas de juros no país justamente para conter esse índice problemático. Ou seja, a situação inflacionária global indica que o BC de Campos Neto acertou e o governo com suas críticas, errou.
Como ficar rico com commodities (inglês)
Como é o preço perfeito do carbono? (inglês)
O esquema de reparações da Califórnia é uma proposta política ruim e uma política ainda pior (inglês)
Tenham um bom dia e até a próxima,
Martin G. B. Bittencourt
(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).