domingo, 11 de junho de 2023

Semanal: 28 de maio a 03 de junho de 2023


Olá a todos!

Como devem ter percebido, essa publicação foi lançada a alguns bons dias depois da semana a que faz referência. Os motivos do atraso são dois: de um lado, me atarefei com longas revisões de pendências do trabalho; do outro, as manchetes das notícias da semana eram tão infelizes que eu não me motivei a ler suas respectivas reportagens.

De fato, creio que muitas das pessoas que prezam por ética elevada, sobretudo cristã, concordarão que essa semana foi péssima no ambiente de nossa política nacional. De um lado, votos no Congresso sendo escancaradamente comprados pelo Executivo. No meio, uma recepção a um ditador latino diretamente responsável por trazer miséria e violações de direitos humanos sobre a população de seu país junto a discurso dizendo que as evidências a respeito não passariam de narrativas não-factuais. Por fim, nosso líder máximo do Executivo indica o próprio ex-advogado e amigo a ministro da Suprema Corte, um ato não só moralmente abjeto, como também com potencial de causar ainda mais dano à credibilidade jurídica dessa importante instituição.

Então, sem qualquer alegria, segue abaixo os links para as principais notícias e artigos que li referentes à última semana de maio. Abraço a todos!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar







Geral
Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro


Petismo e governo Lula






Quanto à análise de Ives G. Martins, tenho que discordar quanto à sua observação da questão ética envolvendo Cristiano Zanin: dado que a probabilidade de que Lula praticou atos imorais e criminais ser elevada para além de qualquer questionamento sensato e dado que, na condição de pessoa com um bom nível de instrução e próximo aos fatos envolvidos no processo, é também altamente provável que seu advogado estava ciente disso, ele ter sistemicamente negado perante juízes e a nação que assim era, dizendo que seu cliente não tinha feito nada, se traduz numa elevadíssima probabilidade de Zanin ser não apenas um mentiroso, mas um sujeito que aceitou ser pago para mentir. Isso estabelecido, não vejo como ele poderia ser considerado alguém de "idoneidade moral" elevada. Ou seja, me parece evidente que o ex-advogado do presidente não preenche dois dos requisitos formais necessários a uma indicação de ministro da Suprema Corte.




Demais poderes




Embora a aprovação do fator temporal tenha sido juridicamente correta dado que apenas formalizou algo já previsto em nossa Constituição, me parece que não deveríamos celebrar tal aprovação dada a flexibilização questionável e possivelmente desrespeitosa que o projeto deu a questões de desenvolvimento nas terras indígenas.


Mundo






Diante do discurso do presidente Lula a respeito da Venezuela, as matérias acima poderão ajudar a lembrar as razões porque o que ele disse não possui chance de estar correto. Isso dito, é de se questionar o que levou o presidente a falar o que falou: será que ele realmente acredita em suas palavras ou foi apenas "camarada" com seu companheiro ideológico? Se acredita, me parece mais um atestamento de limitação intelectual entre outros tantos que já deu. Se não acredita, então será mais um caso de mentira proferida por alguém já famoso por isso. De um jeito ou de outro, dado que o que ele disse é evidentemente falso, temos nessa situação mais uma demonstração de como Lula é inadequado para o seu cargo e jamais deveria tê-lo recebido.



Geral


É interessante ver que justamente um dos setores da economia mais criticados pelo atual presidente veio a contribuir tão positivamente com uma melhora nos números do seu primeiro ano de mandato. Isso dito, não será nenhuma surpresa se, futuramente, ao fazerem a avaliação de como o "Lula 3" foi, irão tentar colocar tal resultado positivo na lista de méritos da administração atual.


A correta opinião desta gigante dos investimentos expõe um clássico fato de nossa nação: que, dado o seu potencial, o Brasil poderia ser muito melhor do que é, porém, as sistêmicas más escolhas políticas da maioria da população têm dificultado todo esse potencial de ser realizado. Ou seja, algo que em muito dificulta o povo brasileiro de desfrutar uma vida melhor é ele mesmo.





Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).