Olá a todos!
Diferente das semanas anteriores, esse último período não trouxe nada de excepcional tanto no cenário nacional quanto no internacional. De qualquer forma, segue a tradicional compilação de matérias e notícias mais interessantes e úteis que eu conferi nos últimos 7 dias.
Que Deus abençoe todos vocês com uma bela semana!
Assuntos diversos
Saúde e bem-estar
Embora a manchete foi mal escolhida, tendo em vista o conteúdo da reportagem, a compartilhei devido à riqueza de informações mais para o final do texto.
Crenças, mente e intelecto
Geral
Política, economia e relacionados
Bolsonarismo e governo Bolsonaro
Relacionado: PF encontra mensagem de Bolsonaro a empresários para disparar notícias falsas contra STF e processo eleitoral (mirror)
Ao meu ver, o principal ponto dessas mensagens não é tanto a opinião do ex-presidente (que está longe de ser totalmente equivocada), mas a indicação de que este realmente agia para que as crenças bolsonaristas se difundissem. Até aqui, tudo o que aconteceu em termos de negacionismo das eleições e 08 de janeiro poderiam ser creditados a pessoas que, acreditando no discurso geral, agiram do jeito que agiram sem qualquer aval de Bolsonaro. Já com essa mensagem pode-se entender que Bolsonaro realmente atuava, até mesmo com "ordens", para que as crenças em questões fossem disseminadas.
Petismo e governo Lula
Fausto Macedo: Às vésperas da troca de guarda na PGR, Lindôra livra Haddad de inquérito sobre caixa 2 em 2012 (mirror)
Demais poderes
Relacionado: Trabalhar dez meses e ganhar uma aposentadoria de R$ 43 mil. No Brasil, isso é possível. Saiba como
Similar: Ministros do STF formam maioria para mudar regra e beneficiá-los sobre escritórios de parentes
O ponto mais notório dessa reportagem é o momento em que ela nota que 4 dos ministros que votaram favoravelmente possuem familiares no meio jurídico, ou seja, votaram de forma que poderia favorecê-los. Me pergunto como que isso não indica que tais ministros do STF não seriam tendenciosos para fazer tal julgamento.
Mundo
Relacionado: Brics: Brasil aposta em bloco que é promissor, mas nunca gerou grandes realizações concretas
Similar: Morte de Prigozhin consolida poder de Putin e Rússia vira Estado mafioso; leia artigo da Economist
Geral
Embora o artigo acima esteja longe do que eu consideraria a melhor defesa possível do capitalismo, achei-o útil como uma boa coletânea de citações diversas sobre o tema.
É importante notar que, embora a reportagem acima seja útil em mostrar o estado infeliz no qual o Maranhão pós-Dino se encontra, só seria realmente possível analisar o quão bom ou ruim este foi como governador daquela região fazendo um comparativo ponto-a-ponto de "antes vs depois".
Uma boa exemplificação de que é possível aumentar a produtividade da economia rural sem mais desmatamentos.
Tenham um bom dia e até a próxima,
Martin G. B. Bittencourt
(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)