domingo, 27 de agosto de 2023

Semanal: 20 a 26 de agosto de 2023


Olá a todos!

Diferente das semanas anteriores, esse último período não trouxe nada de excepcional tanto no cenário nacional quanto no internacional. De qualquer forma, segue a tradicional compilação de matérias e notícias mais interessantes e úteis que eu conferi nos últimos 7 dias.

Que Deus abençoe todos vocês com uma bela semana!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Geral




Ao meu ver, o principal ponto dessas mensagens não é tanto a opinião do ex-presidente (que está longe de ser totalmente equivocada), mas a indicação de que este realmente agia para que as crenças bolsonaristas se difundissem. Até aqui, tudo o que aconteceu em termos de negacionismo das eleições e 08 de janeiro poderiam ser creditados a pessoas que, acreditando no discurso geral, agiram do jeito que agiram sem qualquer aval de Bolsonaro. Já com essa mensagem pode-se entender que Bolsonaro realmente atuava, até mesmo com "ordens", para que as crenças em questões fossem disseminadas.

Petismo e governo Lula







Demais poderes







O ponto mais notório dessa reportagem é o momento em que ela nota que 4 dos ministros que votaram favoravelmente possuem familiares no meio jurídico, ou seja, votaram de forma que poderia favorecê-los. Me pergunto como que isso não indica que tais ministros do STF não seriam tendenciosos para fazer tal julgamento.



Mundo





Geral



Embora o artigo acima esteja longe do que eu consideraria a melhor defesa possível do capitalismo, achei-o útil como uma boa coletânea de citações diversas sobre o tema.


É importante notar que, embora a reportagem acima seja útil em mostrar o estado infeliz no qual o Maranhão pós-Dino se encontra, só seria realmente possível analisar o quão bom ou ruim este foi como governador daquela região fazendo um comparativo ponto-a-ponto de "antes vs depois".


Uma boa exemplificação de que é possível aumentar a produtividade da economia rural sem mais desmatamentos.


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Semanal: 13 a 19 de agosto de 2023


Olá a todos!

Essa última semana foi mais uma em que tivemos alguns fatos relevantes em nossa nação e no mundo com repetido destaque à direita política. Como de costume, listo abaixo as principais matérias e notícias que li no período.

Desejo a todos uma boa leitura e uma ótima semana!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Geral
Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro



Dada as manifestações de tranquilidade da parte de Jair e Michelle, bem como as evidências já obtidas dos crimes por eles praticados, é importante ter em mente que a ausência de qualquer transferência criminosa ou mesmo suspeita estaria longe de configurar forte evidência de inocência ou honestidade da parte da ex-família presidencial, isso porque o esperado é que dinheiro "vivo" tenha sido usado ao invés do sistema bancário cujo sigilo foi quebrado.




Essa reflexão só mostra a infelicidade que é a cegueira política onde a verdade e as evidências que a sustentam são deixadas de lado em prol da conveniência, interesses e alinhamentos políticos.


Petismo e governo Lula


Mais um caso que evidencia a mentalidade equivocada de muitos de que "correlação implica causalidade". 







Embora os posicionamentos de Lula expostos nessa reportagem sejam dignos de crítica, cabe notar que boa parte deles foi manifesta antes das situações atuais envolvendo os ditadores em questão.

Demais poderes






Mundo
Geral










Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Semanal: 06 a 12 de agosto de 2023


Olá a todos!

A semana passada foi certamente um período marcante para a política, especialmente para a direita nacional. Enquanto ela começou com a repercussão negativa das falas do governador Zema acerca de uma união política entre Sul e Sudeste, passou pela prisão de policial acusado de agir contra Lula nas últimas eleições e acabou por terminar ainda mais polêmica com a publicação midiática de uma série de evidências envolvendo comércio de itens da União pelo ex-presidente Bolsonaro e seus próximos. E como se não bastasse, ainda tivemos o assassinato de um candidato à presidência do Equador!

Com tantos fatos relevantes, certamente há muito o que ler e refletir e, nesse espírito, compartilho mais uma publicação semanal com vocês. Espero que gostem e tenham uma ótima semana!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Crenças, mente e intelecto



Embora o texto acima tenha pouco conteúdo com a qual eu concorde, achei interessante compartilhar visando reflexão sobre a complexidade que uma ideologia política pode ter, algo não raramente contemplado nos debates e críticas rasos do meio popular.

Geral





Petismo e governo Lula





Demais poderes

    Relacionado: Zema dá largada para reaglutinação da direita, que andava dispersa após inelegibilidade de Bolsonaro




Mundo


O discurso do presidente boliviano é lamentável não só pela citação à Marx, como se estivesse a falar de alguma opinião factual atualizada, mas porque ignora que as alternativas tradicionais ao capitalismo em nada garantem resultados superiores a esse no que diz respeito ao cuidado com a natureza. De fato, sabe-se que países socialistas, como os da antiga URSS, de forma alguma superam os mais capitalistas nesse quesito quando não sendo por inferior produtividade e miséria humana.


Compartilho a publicação acima não por concordar com a primeira parte do título, mas pelos números citados envolvendo o governo ditatorial de Ortega, dados que por sua vez revelam o peso das ações de Lula em relação ao mesmo.





Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)


segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Semanal: 30 de julho a 05 de agosto de 2023


Olá a todos!

A publicação semanal dessa vez conta com mais comentários do que de costume. Espero que apreciem a leitura e tenham uma ótima semana!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Crenças, mente e intelecto


Uma definição alternativa, porém, interessante e em muito descritiva desse fenômeno político.

Geral





Como regra geral, creio que devemos ter cuidado dobrado em duas ocasiões: quando estamos a fazer algum acesso (por exemplo, clicando em algum link que nos foi enviado) e quando estamos a lidar com dinheiro (por exemplo, informando os dados do nosso cartão num suposto site de compras online).


Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro




A tentativa de venda desse relógio por Mauro Cid sugere que Bolsonaro, seu real portador à época, realmente o tratava como propriedade pessoal e não como da União como deveria ser. Afora isso, o fato de Mauro ter exposto o Rolex como sendo seu e não como do ex-presidente sugere tentativa de acobertamento do vínculo entre estes, algo esperado num cenário onde o agente sabe que está a cometer algum delito. Minha hipótese aqui é que Mauro, se tivesse sido bem-sucedido, teria repassado o dinheiro para Bolsonaro efetivando lucro deste com bem público.


Mais um caso em que as evidências sugerem uma tentativa de se apropriar de bens públicos da parte do presidente - a menos, é claro, que se suponha que Mauro Cid deu a instrução para não haver registro desse presente da sua própria mente, sem consentimento de Bolsonaro, uma hipótese deveras implausível dado que o Rolex estava sob sua possessão.

Petismo e governo Lula


Embora o texto utilize um tom alarmista e exagere na avaliação dos impactos, o espírito em geral está correto: cobrar mais impostos gera consequências negativas, há narrativas de fachada que não se enquadram aos impactos reais, etc.. Isso dito, noto que sou favorável à ideia de que impostos devem ser justos e que, em havendo sistemas em que esse não é o caso, tais devem ser corrigidos. Dizendo de outra forma, nem tudo nas propostas petistas é ruim; o problema, por vezes, está nos detalhes e nos meios de execução.


Vejo como eticamente ruim que alguém tão diretamente relacionado à maior crise econômica de nossa história desde que se tem números ainda venha a ser considerado para algum cargo governamental. Esse tipo de atitude apenas evidencia que a preferência do PT é "o bem dos seus" e não o do país.


Como já dito em outras ocasiões, por mais que pagar mais imposto costuma não ser bem-visto, é plausível que a cobrança do mesmo siga os parâmetros de justiça (e vejo como evidente que quem é cristão deveria pensar assim). Isso dito, há de se questionar qual seria a métrica da justiça nesses casos dado que uma empresa estrangeira que vende seu produto no Brasil poderá já ter pago algum imposto no seu país de origem.



Quando houve anúncio de grande desmatamento na Amazônia nos primeiros meses do governo Lula, vi bolsonaristas "pegando no pé" do petismo e seus defensores creditando culpabilidade ao governo recém-eleito e apontando uma possível hipocrisia daqueles que, tendo criticado a gestão Bolsonaro nesse quesito, não viriam a fazer o mesmo agora com o novo presidente. Resta a indagação se os mesmos que fizeram essa crítica irão, agora, e reconhecer algum mérito com essa notícia mais positiva do atual Executivo.



Demais poderes



Certamente essa seria uma maneira de diminuir um pouco a compra de votos do Legislativo pelo Executivo como tem sido visível durante o presente governo. Para melhorar isso ainda mais, só faltaria relacionar o direcionamento das emendas aos partidos e políticos de forma proporcional e não mais de acordo com ser ou não base do governo.




Mundo


O pior dessa notícia é o apoio de Lula a essa entrada. Não bastasse os problemas éticos e legais presentes na Venezuela (o que não seria demasiado problema dado que a China faz parte do grupo), este país está economicamente péssimo devido ao governo atual e recente (de Chávez) e em nada condiz, nessa esfera, com um grupo que une países "em desenvolvimento".



Geral



Embora, no geral, a reportagem do The Economist reflita bastante a realidade econômica que estamos vivenciando, achei notório que ela pintou um quadro onde o Executivo seria o grande capitão por trás das melhoras econômicas que estamos contemplando quase como se o Legislativo não existisse.

Um belo artigo que termina com um parágrafo muito ruim. Culpar o capitalismo pelos problemas ambientais seria sugerir que a administração estatal (socialismo) ou comunitária (comunismo) dos meios de produção (ou quem sabe ainda outras alternativas) teriam a propriedade quase mágica de não causar impactos ambientais negativos, uma suposição que não apenas não possui sustentação na teoria econômica, como tampouco possui respaldo em evidência científica. Afinal, é sabido na economia que países sob gestão destes tipos (exemplarmente a antiga URSS) não possuem desempenho melhor nessa questão.




Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)