Olá a todos!
Nesta última semana marcada por duas consideráveis tragédias, uma climática no meu estado e outra geológica em Marrocos, tivemos ainda a relevante anulação pelo ministro Dias Toffoli das evidências fornecidas pela antiga Odebrecht de crimes de políticos descobertos na Lava Jato.
Quanto aos problemas causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul e que vitimaram mais de 40 pessoas, os que estão interessados em ajudar poderão fazê-lo através da Vakinha aberta pela conterrânea Carol Bresolin.
Que Deus abençoe todos vocês com uma ótima semana!
Assuntos diversos
Saúde e bem-estar
Geral
Política, economia e relacionados
Bolsonarismo e governo Bolsonaro
Essa estatística, perfeitamente alinhada ao que observo nas conversas com alguns bolsonaristas, expõe o mal que o ex-presidente e seus alinhados trouxe para a nação para muito além do que apenas os 4 anos de seu governo, algo que também evidencia o quão importante é que se faça boas escolhas políticas.
Petismo e governo Lula
Se, por um lado, a incidência de impostos sobre tais empresas é justa dentro do contexto em que outras empresas pagam seus impostos, eis aí uma esperada consequência negativa (menor oferta de serviços e, doravante, competitividade) dessa regulamentação de qualidade questionável.
Relacionado: Parlamentares de direita rechaçam fala de Lula sobre voto secreto no STF; esquerda ignora
Dado que não é difícil de Lula saber sobre os valores de crescimento do PIB, dados que são públicos e facilmente acessíveis para alguém como ele, não parece ter sido exagero de o Estadão afirmar que o mesmo mentiu ao falar do seu aumento. Além disso, ainda sugeriu que isso seria grande crédito do seu governo quando este claramente não foi o caso; por exemplo, o grande PIB do primeiro trimestre foi principalmente devido a uma "super safra" da agropecuária advinda de condições principalmente climáticas ocorridas antes e durante a troca de governo, nada sobre o qual o terceiro mandato de Lula sequer teria chances de significativamente influenciar.
Aparentemente essa notícia, assim como tantas outras, sugere que o atual presidente realmente não possui compromisso algum com a capacitação técnica das pessoas empossadas em seus ministérios, antes estando mais preocupado com perpetuação política.
Essa análise é interessante ao apontar para uma série de fenômenos, como a realidade de que parte de um povo como o nosso pode acreditar numa fachada propagandística-eleitoral.
Demais poderes
Relacionado: William Waack: STF reitera uma narrativa política mas não consegue apagar roubalheira revelada pela Lava Jato
Relacionado: Destruição da Lava Jato: As ações recentes para reescrever a maior operação da história
Mundo
Geral
Eis um exemplo de uma ótima técnica que poderia estar sendo mais explorada.
O texto acima comenta sobre mais um capítulo da história econômica brasileira marcado pela heterodoxia econômica e política desenvolvimentista como aquela que levou o Brasil à maior década perdida da história da sua economia durante o governo petista.
Embora não concordando com todos os seus pontos, concordei bastante com esse "desabafo" que expõe corretamente muitos dos problemas éticos presentes no meio estatal brasileiro e contra os quais deveríamos nos posicionar.
Tenham um bom dia e até a próxima,
Martin G. B. Bittencourt
(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).