segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Semanal: 17 a 23 de setembro de 2023


Olá a todos!

Sem mais demora, segue as minhas principais leituras da semana passada. Nela tivemos um cenário "movimentado" envolvendo o Judiciário com questões relacionadas ao Marco Temporal, uma possível descriminalização do aborto e outros tantos casos. Já quanto a questões do Executivo, talvez o mais marcante foi o "vazamento" da delação do Mauro Cid na qual ele afirmou que o ex-presidente Bolsonaro realmente cogitou dar um golpe nas últimas eleições.

Espero que a leitura os abençoe e que tenham uma ótima semana!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar



Aproveito o tema para sugerir que apliquem filtro de luz azul aos seus equipamentos. No caso de computadores com Windows 10, este contém uma ferramenta nativa acessível pesquisando-se por "luz noturna".


Embora a matéria esteja longe de perfeita (especialmente pela presença de "psicanálise" no meio), é lamentável que o evidente mal de pais piores do que o adequado se mostre muitas vezes ignorado por muitos - inclusive por aqueles que se manifestaram nos comentários da reportagem.

Geral



Aproveito a matéria acima para notar que escrever os principais pontos de um enunciado de matemática, física e afins manualmente e cursivamente ajuda a resolver os problemas respectivos.


Embora a reportagem tenha mostrado um certo "pé atrás" quanto à promoção de amizades no trabalho da parte dos superiores, não é difícil de imaginar algumas coisas sob o poder destes que podem contribuir indiretamente nessa direção e que não envolvem manipular as relações dos funcionários. Como exemplo, cito a empresa onde fiz meu estágio e que não apenas possuía um ambiente social, com sofás e poltronas além de cozinha e área de refeição onde confraternizações ocorriam com certa frequência, mas uma boa televisão com consoles de videogame para todos relaxarem depois das refeições.




Embora o artigo é bom, os meus amigos investidores costumam alertar contra debêntures fornecidas por empresas porque teriam "rentabilidade de renda fixa com risco de renda variável".

Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro



O ponto curioso dessa publicação é a grande diferença das posições quanto às joias em relação à visão política dos entrevistados onde ser bolsonarista ou petista se relaciona em muito com uma opinião mais favorável ou contrária aos atos do ex-presidente. Dado que a atestação de ter ou não havido crime e/ou imoralidade é baseado em fatos concretos amparados ou não em evidência, tal correlação não deveria existir. Porém, na medida em que isso ocorre, sugere a forte presença de wishful thinking.


Petismo e governo Lula



Compartilho a entrevista acima não porque a achei boa, com opiniões proveitosas, mas pelo contrário: para mostrar que é possível estudar sem aprender e conseguir uma boa relevância acadêmica sem, ao mesmo tempo, estar alinhado ao consenso científico. Por exemplo, o referido Nobel sugeriu que seria bom taxar os mais ricos e anulou ao estilo bulverista as críticas dos mesmos a isso ignorando, por exemplo, que vários países da Europa fizeram esse tipo de medida e, atualmente, apenas 3 continuam a fazê-lo justamente porque não resultou nos benefícios pretendidos, antes levando a fuga de capital. Outro erro que cometeu foi ter desmerecido o papel do mercado na transição energética quando pesquisas já mostraram que o mercado tem sido muito mais efetivo em fazer essa transição do que os Estados (talvez compartilhei nesse blog uma matéria do The Economist notando isso).


O principal aprendizado dessa reportagem é o dever dos órgãos relevantes (e da sociedade em geral) de pressionar os empossados com poder a agirem de forma adequada. Sem essa "eterna vigilância", os riscos de acabarmos sendo prejudicados nas mãos dos burocratas são naturalmente maiores.



Demais poderes






A julgar os resumos, parece que as fundamentações dadas pelos 2 ministros contrários vigoraram mais como justificativas gerais, ainda que com alguma plausibilidade, do que com interpretação da Constituição sobre o tema.


Mundo



Embora a manchete possa sugerir que a matéria conteria uma série de elogios à ilha, o texto logo muda de tom expondo os seus vários problemas do ponto de vista dos próprios cubanos (talvez um "click bait"?). O interessante é que o "estranhamento" da população quanto ao "xingamento brasileiro" ocorre num contexto onde eles não possuem livre acesso à informação já que a mídia é estatizada, controlada pelo governo ditatorial, e a internet é restrita, ou seja, muitos sequer talvez tenham uma boa base de comparação para entenderem o quão ruim é a sua situação em relação ao que poderia ser.


Geral


Embora com todos os traços indesejáveis de uma propaganda pessoal, especialmente na parte final, a crítica geral às economias dirigidas é válida como exposição de fatos cientificamente atestados.


Dois estudos recém-publicados indicam que reformas pró-mercado e estabilidade macroeconômica ajudam países emergentes a crescer, exatamente como pregava o demonizado "Consenso de Washington".




Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).