segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Semanal: 22 a 28 de outubro de 2023


Olá a todos!

A última semana completa de outubro se encerrou com a continuidade da cobertura do conflito Israel versus Hamas e alguns eventos mais "pontuais" no cenário nacional como a escalada de violência no Rio de Janeiro envolvendo uma milícia. Além de mais uma série de materiais comentando sobre o histórico do primeiro, acrescentei a essa publicação algumas análises sobre o resultado do primeiro turno das eleições argentinas e da situação econômica mundial e nacional.

Espero que tenha uma boa leitura e uma ótima primeira semana de novembro!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Crenças, mente e intelecto



Embora não achei a explicação do vídeo tão clara quanto os seus comentaristas, o ponto principal do vídeo parece bem estabelecido: que o Corão defende teses problemáticas acerca da Bíblia que acabam por colocar em dúvida a veracidade de que este é, afinal, um livro divinamente inspirado pertinente a uma religião verdadeira.


Geral


Embora isso seja possível, nota-se que tais análises costumam trabalhar com certos pressupostos no mínimo questionáveis e rígidos que não temos como saber de antemão se serão verdadeiros no futuro.



Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro
Petismo e governo Lula




Embora, no geral, o artigo de Deltan me pareça bom, ele ignorou o fato de que quase metade dos 27 ataques por ele mencionados ocorreram a partir do final do governo Bolsonaro, justamente a fase em que alguma consequência da flexibilização das armas de fogo ocorrida naquele governo pode começar a aparecer (é bom lembrar que políticas públicas normalmente possuem alguma inércia que distancia o início das consequências do exato momento de implementação). Assim, não me parece certo concluir que o ex-deputado realmente conseguiu refutar a tese de que Bolsonaro poderia ser de alguma forma culpado por esses casos de violência.

Demais do Executivo, Legislativo e Judiciário


Mundo


O que todas as análises sobre o primeiro turno da Argentina sugerem é o infeliz grande poder das medidas populistas. Sempre pagas pelo contribuinte de alguma forma, sua efetividade não apenas sugere a falta de perspectiva de longo prazo (onde geralmente o preço é cobrado), como também que muitos apenas querem ganhar às custas dos outros.


    Relacionado: Porque não existe um Estado Palestino? (inglês)
    Relacionado: Desmascarando a mentira da Palestina (inglês)


Esse depoimento, junto de outros materiais que já compartilhei, revelam o quão ruim foi o sistema do Israel em prevenir o ataque do Hamas implicando em culpabilidade parcial do governo atual no que sucedeu com seu povo. De certa forma, assim como os palestinos de Gaza estão a pagar um preço pelo mal governo que elegeram, assim também os israelenses estão a fazer com respeito ao seu.



Geral







Embora esse último vídeo me pareça inconvincente, compartilho devido à utilidade da primeira parte onde o apresentador lista uma série de características atestadas cientificamente de direitas em relação a esquerdistas.


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Semanal: 15 a 21 de outubro de 2023


Olá a todos!

Hoje trago mais uma nova publicação semanal sobre um período em que o principal assunto internacional foi o conflito de Israel com o Hamas. Quanto a esse, reuni uma série de matérias sobre o problema que ocorreu num hospital de Gaza, outras abordando a cronologia do conflito entre israelenses e palestinos e mais análises e opiniões sobre esse importante evento dos tempos atuais. Já a nível nacional, tivemos o fim controverso da CPMI do 08/01 e a continuação do problema da seca histórica na Amazônia. Por fim, também inclui várias matérias sobre saúde, finanças, meio-ambiente, política e economia em geral com destaque a um grande artigo sobre a história da ciência econômica mainstream.

Espero que gostem da leitura e tenham uma ótima semana!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Crenças, mente e intelecto



Fico feliz com o testemunho da irmã Jordana, bem como da maturidade que aparenta ter para alguns assuntos a despeito da idade. Por outro lado, fiquei entristecido com os problemas pelos quais acabou enfrentando vindo dos próprios irmãos em Cristo, especialmente o repúdio manifestado por alguns pela sua busca por conhecimento via ensino superior.

Geral



É bom lembrar que, como regra geral, crises econômicas são momentos de oportunidades tanto na renda fixa quanto na variável.




Interessante que a reportagem já notou o que eu pretendia escrever quando comecei a lê-la: que apoiadores do atual governo logo cometeriam a falácia de "correlação não implica causalidade" ao atribuir a queda no preço da carne ao governo quando, na melhor das hipóteses, a contribuição do mesmo para esse resultado foi mínima, trivial.



Embora o artigo contenha uma série de problemas, ele ainda assim traz algumas informações e observações relevantes que vejo nem sempre serem consideradas pela população em geral.

Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro




É de se perguntar o quanto da atitude da ex-primeira-dama é pura política ou manifestação de limitação intelectual. Tendo em vista que é evidente que fazer uma propaganda com uma pessoa famosa que, por acaso, é de esquerda e apoiou a candidatura do atual presidente petista está longe de ser evidência de "comunismo" da parte da empresa, ou ela está perfeitamente ciente disso e, mesmo assim, fez a "crítica" por "politicagem", ou então ela realmente não faz ideia do que é esse sistema econômico proposto por Marx ou, pior ainda, viu nexo lógico de uma coisa com outra. De uma forma ou outra, me parece que a manifestação da sra. Bolsonaro foi totalmente inadequada.

Petismo e governo Lula





Aparentemente o Ministério da Saúde comprou doses das vacinas contra a Covid em demasia ignorando não apenas a tendência natural da população de se vacinar menos contra a mesma tanto devido ao fim da pandemia quanto ao fim do peso emocional em torno dessa que compelia muitos à ação, como também o impacto negativo do governo Bolsonaro sobre a vacinação em geral da população.


Demais do Executivo, Legislativo e Judiciário





Mundo



Essa e outras ações do Hamas evidenciam que o grupo não possui real consideração com o bem-estar dos palestinos cujos interesses afirmam defender.




Embora discorde da apreciação e minimização dos atos do Hamas e em geral da parte do entrevistado, acho plausível a sua conclusão principal: que muitos palestinos não irão ver a resposta de Israel, em especial se for muito forte como tem sido, como justa, mas como motivação para acabar apoiando ainda mais as ações contra aquele país.


Entendo que essa entrevista, dados os notórios erros de avaliação histórica e crenças infundadas, é uma boa exemplificação do nível de ignorância ao qual muitos palestinos estão sendo submetidos acerca dos conflitos envolvendo Israel e aqueles. Assim, ele complementa a entrevista da matéria anterior.




A descrição da situação da política palestina revela que, longe de ser inteira culpa de Israel, os próprios palestinos não estão a contribuir para que sua ideia de um estado próprio e o alvo de viver em paz se edifiquem.

Geral


Além de útil para se ter uma ideia de como o pensamento econômico evoluiu ao longo do tempo, esse artigo publicado no Economia Mainstream expõe a significância que algumas escolas heterodoxas, muito badaladas entre seus defensores, tiveram para o consenso científico: enquanto que a austríaca mostra-se ao menos um pouco presente, especialmente por conta da sua presença na Revolução Marginalista, as visões comunistas-socialistas do marxismo mal são mencionadas de tão irrelevantes que foram em contribuição para o consenso científico.




Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Semanal: 08 a 14 de outubro de 2023


Olá a todos!

Em meio a um chato resfriado, compartilho com vocês mais uma publicação semanal com as principais matérias que li durante e sobre a última semana.

Sem muitas surpresas, o grande destaque foi a nova guerra entre Israel e Hamas sobre a qual reuni matérias tanto explicativas quanto críticas aos posicionamentos de alguns grupos políticos sobre o evento. Já a nível nacional, as principais ocorrências parecem ter sido as enchentes em Santa Catarina e a seca histórica na Amazônia sem grandes novidades no ambiente político ou econômico. Complemento essa postagem com uma série de matérias sobre o recente Nobel em economia e outros comentários sobre esse assunto que achei pertinentes.

Espero que tenham uma ótima leitura e uma ótima semana!

Assuntos diversos

Geral
Petismo e governo Lula



Demais do Executivo, Legislativo e Judiciário




Mundo






Embora não me agrade do linguajar nada técnico do artigo do sr. Coutinho, achei pertinente que se observe quando críticas a algum comportamento são feitas de forma pontuada ao invés de sistêmica. Embora o autor foque na possibilidade de antisemitismo, creio que uma outra hipótese é igualmente pertinente: a da simples ignorância dos assuntos. É fato que uitas pessoas não se informam adequadamente (já compartilhei aqui pesquisa estatística apontando que quase metade da população brasileira deliberadamente não se informa) e, quando isso ocorre, apenas os eventos mais cobertos na mídia acabam sendo conhecidos. Dado que a mesma, talvez até por influência da presença judaica, costuma noticiar bem mais sobre os conflitos do Oriente Médio (que também são mais frequentes em relação ao território do que casos mais pontuais de um país aqui e ali), torna-se inevitável que muitos fiquem sabendo do que por lá ocorre sem saber o que já ocorreu em outros lugares.

Geral



Essa ideia parece boa. Aqui no Brasil frequentemente vejo terras paradas em que seus donos não fazem questão de nem as vender e nem nelas construir, tornando-as efetivamente inúteis por tempo indeterminado. Se fossem obrigados a pagar algum imposto por isso, teríamos incentivos para eles passarem-nas adiante para quem realmente deseja usufruir delas.







Embora o artigo contenha uma série de problemas típicos de materiais populares (como a falta de clarificação por definições das palavras usadas ou a fuga do tópico principal para abordar simplisticamente outros temas), as referências e a ideia central do material me parecem pertinentes: para que a caridade nos termos cristãos seja possível, é necessário tanto que haja propriedade privada quanto liberdade com o que fazer com ela. Todavia, mesmo quando isso se faz presente, ao se estatizar o auxílio aos necessidatos, não apenas passa-se por cima da escolha do indivíduo em ajudar ou não a alguém, mas também diminui-se os incentivos à sua prática.





Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Semanal: 01 a 07 de outubro de 2023


Olá a todos!

Após um novo fim de semana atarefado que me impediu de fazer a publicação semanal no domingo, segue o compilado de materiais pertinentes aos primeiros sete dias de outubro. Nesse período, naturalmente o evento de maior destaque foi o início da guerra entre Israel e Hamas junto da ocorrência de uma das maiores secas na região Norte do nosso país.

Espero que tenham uma ótima leitura e um bom feriado!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Crenças, mente e intelecto


Acho que a observação mais relevante do artigo de Noyes é que a TCR é uma manifestação de pensamento marxista e, como tal, tenderá a ter sua veracidade de aceitação dependentes das do marxismo em sua perspectiva de "luta de classes".


Geral

Nesta semana, não houve nenhuma notícia relevante sobre a política bolsonarista. Aproveito para notar que esse campo provavelmente será excluído em 2024 com as respectivas matérias sendo incorporadas às notícias gerais sobre política.

Petismo e governo Lula






Demais do Executivo, Legislativo e Judiciário






Mundo


Essa constatação é útil em invalidar a hipótese de que o crescimento econômico recente da China se deu por conta da atuação do Estado nessa economia (o "capitalismo de estado", como já foi chamado) e não segundo os preceitos do consenso científico da área.




Geral



A economista entrevistada defende algumas coisas com as quais concordo e outras não. Por exemplo, o principal da matéria, que envolve em torno de ações inteligentes do Estado em propiciar tanto incentivos quanto algum financiamento à economia privada, me parece plausível, porém os negacionismos científicos em torno do sucesso histórico do liberalismo econômico de Smith até os "Chicago Boys", cujo sucesso em tornar o Chile um dos melhores países da América Latina (alguns chegam a dizer que é o único "de primeiro mundo" nesse continente), não parecem nada fundamentados. O mesmo vale para sua crítica às políticas de austeridade que parecem ignorar o fato que as mesmas não ocorrem de graça e nem são defendidas como perfeitas. De fato, sua crítica às mesmas chega a dar a impressão que ela não se preocupa com contas estatais em descontrole. Como complemento, noto que algumas das outras postagens compartilhadas apontam para as evidências que atestam justamente o contrário do que a sra. Mazzucato propõe.






Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Semanal: 24 a 30 de setembro de 2023


Olá a todos!

Mais uma vez, venho aqui compartilhar a minha lista de leituras pertinentes à semana passada com algum atraso devido a compromissos atípicos no fim de semana. Destaco uma série de matérias sobre saúde e finanças, comentários sobre a saúde da economia nacional e também internacional, novos problemas éticos relacionados ao Executivo e o fim do mandato de Augusto Aras à frente da PGR.

Espero que tenham uma ótima leitura e uma grande semana!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Geral







Resta saber, agora com o resultado das operações investigativas, se aqueles que fizeram uso do evento para fins políticos, em particular para criticar o governo Lula 3, irão repensar suas críticas já que está evidente que o mesmo não possui menor culpa pela falha técnica que ocasionou o apagão.


Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro



Essa é uma situação deveras curiosa. Dada a sua pública atuação contra crimes desse tipo, alegar que Bolsonaro em algum momento fez "incitação ao estupro" não faz muito sentido, porém a frase proferida ("jamais iria estuprar você porque você não merece") acaba por implicar esse entendimento: de que ele seria perfeitamente capaz de estuprar uma mulher (ou, ainda, que se deveria fazê-lo) caso ela merecesse isso (o que também implica que, em sua visão, haveria mulheres que merecem ser estupradas, apenas não sendo Maria do Rosário parte do grupo). Pra piorar a sua situação, se ele tivesse se limitado a ter dito isso na primeira ocasião, quando esteve numa acalorada discussão com a deputada, poderia alegar que falou sem pensar no calor do momento, porém acabou mais tarde repetindo a alegação, dessa vez sem qualquer animosidade emocional presente, com clareza de consciência e sem demonstrar qualquer remorso à sua fala. Em sua defesa, a única coisa que consigo imaginar que poderia ser dita é afirmar que ele é tão intelectualmente desprovido que nem percebeu as implicações de sua fala em nenhuma das ocasiões.



O comportamento destes bolsonaristas radicais sugere mais preocupação consigo mesmo do que com o bem do país à luz da sua ideologia, algo que se traduz em evidência contrária à tese de se tratarem de "patriotas". Ao invés de agirem rapidamente para levantar um novo presidenciável que represente a direita (e talvez o centro) nas próximas eleições presidenciais, parecem, em suas críticas, que sua prioridade é mesmo o ventre da família do ex-presidente.

Petismo e governo Lula








Demais poderes




A impressão que é que tal deputado, se tivesse vivido nos tempos de Tesla e Edison, teria tentado proibir o desenvolvimento da eletricidade para proteger as fábricas de velas.




Mundo
Geral





Embora discorde quanto à tentativa de equiparar os casos como a reportagem aparentemente fez, compartilho aqui para ciência destas manifestações artísticas questionáveis.


Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)