terça-feira, 24 de outubro de 2023

Semanal: 15 a 21 de outubro de 2023


Olá a todos!

Hoje trago mais uma nova publicação semanal sobre um período em que o principal assunto internacional foi o conflito de Israel com o Hamas. Quanto a esse, reuni uma série de matérias sobre o problema que ocorreu num hospital de Gaza, outras abordando a cronologia do conflito entre israelenses e palestinos e mais análises e opiniões sobre esse importante evento dos tempos atuais. Já a nível nacional, tivemos o fim controverso da CPMI do 08/01 e a continuação do problema da seca histórica na Amazônia. Por fim, também inclui várias matérias sobre saúde, finanças, meio-ambiente, política e economia em geral com destaque a um grande artigo sobre a história da ciência econômica mainstream.

Espero que gostem da leitura e tenham uma ótima semana!

Assuntos diversos

Saúde e bem-estar
Crenças, mente e intelecto



Fico feliz com o testemunho da irmã Jordana, bem como da maturidade que aparenta ter para alguns assuntos a despeito da idade. Por outro lado, fiquei entristecido com os problemas pelos quais acabou enfrentando vindo dos próprios irmãos em Cristo, especialmente o repúdio manifestado por alguns pela sua busca por conhecimento via ensino superior.

Geral



É bom lembrar que, como regra geral, crises econômicas são momentos de oportunidades tanto na renda fixa quanto na variável.




Interessante que a reportagem já notou o que eu pretendia escrever quando comecei a lê-la: que apoiadores do atual governo logo cometeriam a falácia de "correlação não implica causalidade" ao atribuir a queda no preço da carne ao governo quando, na melhor das hipóteses, a contribuição do mesmo para esse resultado foi mínima, trivial.



Embora o artigo contenha uma série de problemas, ele ainda assim traz algumas informações e observações relevantes que vejo nem sempre serem consideradas pela população em geral.

Política, economia e relacionados

Bolsonarismo e governo Bolsonaro




É de se perguntar o quanto da atitude da ex-primeira-dama é pura política ou manifestação de limitação intelectual. Tendo em vista que é evidente que fazer uma propaganda com uma pessoa famosa que, por acaso, é de esquerda e apoiou a candidatura do atual presidente petista está longe de ser evidência de "comunismo" da parte da empresa, ou ela está perfeitamente ciente disso e, mesmo assim, fez a "crítica" por "politicagem", ou então ela realmente não faz ideia do que é esse sistema econômico proposto por Marx ou, pior ainda, viu nexo lógico de uma coisa com outra. De uma forma ou outra, me parece que a manifestação da sra. Bolsonaro foi totalmente inadequada.

Petismo e governo Lula





Aparentemente o Ministério da Saúde comprou doses das vacinas contra a Covid em demasia ignorando não apenas a tendência natural da população de se vacinar menos contra a mesma tanto devido ao fim da pandemia quanto ao fim do peso emocional em torno dessa que compelia muitos à ação, como também o impacto negativo do governo Bolsonaro sobre a vacinação em geral da população.


Demais do Executivo, Legislativo e Judiciário





Mundo



Essa e outras ações do Hamas evidenciam que o grupo não possui real consideração com o bem-estar dos palestinos cujos interesses afirmam defender.




Embora discorde da apreciação e minimização dos atos do Hamas e em geral da parte do entrevistado, acho plausível a sua conclusão principal: que muitos palestinos não irão ver a resposta de Israel, em especial se for muito forte como tem sido, como justa, mas como motivação para acabar apoiando ainda mais as ações contra aquele país.


Entendo que essa entrevista, dados os notórios erros de avaliação histórica e crenças infundadas, é uma boa exemplificação do nível de ignorância ao qual muitos palestinos estão sendo submetidos acerca dos conflitos envolvendo Israel e aqueles. Assim, ele complementa a entrevista da matéria anterior.




A descrição da situação da política palestina revela que, longe de ser inteira culpa de Israel, os próprios palestinos não estão a contribuir para que sua ideia de um estado próprio e o alvo de viver em paz se edifiquem.

Geral


Além de útil para se ter uma ideia de como o pensamento econômico evoluiu ao longo do tempo, esse artigo publicado no Economia Mainstream expõe a significância que algumas escolas heterodoxas, muito badaladas entre seus defensores, tiveram para o consenso científico: enquanto que a austríaca mostra-se ao menos um pouco presente, especialmente por conta da sua presença na Revolução Marginalista, as visões comunistas-socialistas do marxismo mal são mencionadas de tão irrelevantes que foram em contribuição para o consenso científico.




Tenham um bom dia e até a próxima,

Martin G. B. Bittencourt


(Se gostou, não se esqueça de compartilhar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar meus posts, lembrando que reservo-me o direito de excluir qualquer comentário realizado, especialmente se tiver afirmações inúteis, sem sentido ou demasiadamente ofensivas (não só para mim ou para o blog, mas para qualquer pessoa).